HomemadeDrums

Rumo à construção da estrutura

E aí galera!

Bom, acredito ter chegado na metade do caminho para a construção da minha batera homemade. Pads prontos, módulo encomendado e estrutura definida.

Ah, a estrutura... essa foi a parte em que mais matutamos aqui. Ficamos um bom tempo discutindo o que fazer. Qual seria a melhor forma de construir, o material ideal, a quantidade de material... até fizemos um protótipo feito com jornal para termos uma idéia do que fazer. Mas ainda sim tudo estava bem obscuro e indefinido.

Protótipo da estrutura:

Até que surge o grande Cidão, que conheci aqui através dos comentarios do blog e que também embarcou na aventura de construir a bateria caseira. Há um tempo estamos trocando idéias com relação à construção, e ele assim como eu está firme e forte na empreitada! Ele é projetista e fez um baita modelo 3D de uma estrutura de PVC, de tirar o chapéu. O modelo é excelente, pois mostra com clareza tudo o que é preciso para fazer a estrutura, como as dimensões e a quantidade de cano e as conexões (T's, cotovelos). Seguiremos este modelo para a construção da nossa estrutura.

E ele não mandou só o modelo, mas também a lista necessária de peças, bem como a dimensão de cada uma delas. Inclusive ele conseguiu com um colega dele umas dicas legais para a construção da estrutura.

Segue as dicas:

 - Usar tubos e conexões de 50mm, pois é o tipo ideal para se obter uma estrutura firme e resistente;

 - Compre cola para tubos e uma lixa, pois precisa lixar as pontas dos tubos que irao ser coladas;

 - Se você não tem prática em montagem de tubos, compre alguns a mais, pois logo ao passar a cola de tubo e encaixar um componente no outro, você tem poucos segundos pra colocar ele na posiçao correta, e depois que posicionou, a cola funde um cano no outro e já era, só soltará se quebrar.

 - Nao se preocupe em comprar o cano da Tigre, pode ser uma marca mais em conta, levando em consideração que serão canos de água (de parede grossa). Canos de esgoto não são recomendados, pois são mais finos e frágeis.


Segue imagem do modelo 3D do Cidão:
http://imageshomemadedrums.blogspot.com/2011/01/modelo-da-estrutura-by-cidao.html


Próximo passo é comprar os canos e conexões necessárias para a construção da estrutura e mandar a ver! Também pretendo documentar essa parte em vídeo.

Cidão, muitíssimo obrigado pela força!


Valeu!

13 comentários:

  1. Conta ai pra gente o módulo que vc encomendou...

    ResponderExcluir
  2. Então, como eu não manjo de eletrônica, eu pedi para um colega meu fazer um módulo e-drum de 22 canais. Ele será um módulo um pouco diferente do edrum tradicional, pois terá USB, na qual será plugado diretamente no PC sem a necessidade de um adaptador MIDI/USB. E a USB também será usado para a alimentação do módulo, não precisando de uma fonte de energia. O cara é o mano Blackmore, um velho conhecido nos fóruns por aí.

    Quando tiver o módulo em mãos, farei um post detalhando tudo.

    ResponderExcluir
  3. Que da hora!

    Cara, eu fiz a minha estrutura e pintei...

    Porém, acho que estimei errado as dimensoes e ela ficou alta demais ( o meu chimbal e o condução estão meio altos) vou cortar o tubo vertical pra abaixar um pouco mais!

    A solução que eu estou vendo pra reforçar a estrutra é preencher de areia, pra ficar mais firme (usei canos de 25mm)

    Com os canos de 25mm, pintado de preto, ficou muito legal, eu gostei da aparencia.

    Agora, nao sei se mesmo colocando areia os tubos vao ficar firmes...

    Aproveitei esse fds e colei os pads tbm,

    agora só falta ajustar a altura, fixar cada pad e ajeitar os pedais, que ainda nao tenho nenhum...

    O chimbal eu vou fazer com pedal de maquina de costura mesmo, vai ficar lindo!!!

    em breve te envio a foto da minha estrutura e se vc quiser postar ai pra galera ver, demoro!

    quando chegao seu módulo?

    Abraçoo,

    ResponderExcluir
  4. Pô Cidão, que maneiro! Tem tudo pra ter a tua batera homemade antes de mim, hehe! Me diga uma coisa, eu estou querendo pintar a minha estrutura também, de preto... que tinta vc usou? Pretendo usar tinta spray.

    Pegamos o teu modelo e estimamos no olhômetro o tamanho dos canos, sempre sentando em um banquinho e imaginando os pads colocados. Então acredito ter deixado tudo à uma altura confortável. Bom, quem ler esse meu comentário vai saber que eu estou com a estrutura praticamente pronta, só falta a parte onde vai a caixa =D. Estou documentando tudo em vídeo e postarei em breve.

    Manda fotos da tua estrutura sim, vou postar aqui com o maior prazer. O meu módulo chega em fevereiro, e promete surpreender pelo custo x benefício. Assim que chegar, posto minhas impressões. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fala Filipe!

    Entao cara, eu usei Spray pra pintar,nao precisa nem lixar toda a estrutura (um amigo disse que era bom lixar tudo pra deixar um acabamento melhor)
    Eu lixei todos os canos retos, mas as conexoes (cotovelo, etc) nao e ficou a mesma coisa!

    Entao nem precisa lixar!

    No spray, pra nao regassar o quintal de casa, eu pintei no corredor lateral de casa (apontando pra parede do vizinho!)

    Mas nao tinha muito espaço, a minha estrutura ficou com alguns pontos com tinta escorrendo.

    Dica pra pintar com o spray: seja bem paciente e vai dando vários "disparos" de tinta, pq se vc apertar o spray e soltar o dedo, vc vai gastar toda a sua tinta e nao vai ficar bom.

    Eu usei 2 latinhas e ainda nao ficou 100%

    Entao, recomento vc comprar 3 latinhas pra garantir.

    Se precisar de mais alguma força, dá um toque ae
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Valeu Cidão! Quando eu terminar de vez a estrutura, possivelmente essa semana, vou partir pra pintura. Se tinta spray deu jeito, acho que vou nessa também. Acho que vou pintar de pretão, acho que vai ficar legal. =D

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Filipe,

    Estou garimpando a Internet com o mesmo objetivo que você, construir uma bateria eletronica caseira (Também estou sem grana disponível). Encontrei um video teu no Yuotube e fui vasculhando até chegar no seu blog. Pordeira me passar o teu e-mail para irmos trocando informações? Eu tenho algumas idéias com relação a estrutura e gostaria de compartilha-las contigo.
    O meu e-mail é edson.vendramini@hotmail.com

    Aguardo um contato.

    Atenciosamente,

    Edson Vendramini

    ResponderExcluir
  8. Fala Filipe, mandei no teu e-mail as fotos da minha estrutura!

    Estou bolando uma engenhoca pra deixar os pads com posição regulável!
    (altura, giro na vertical e na horizontal!!!)
    Vou fazer o teste esse fds e posto os resultados!

    ResponderExcluir
  9. Edson
    Cara, já te mandei um e-mail. Abraços!


    Cidão
    Vi sua estrutura sim, te respondo via e-mail sobre isso!
    Cara, se der certo tornar os pads reguláveis, vai ser muito maneiro! Uma pena que já comprei as abraçadeiras para fixar os pads na estrutura... mas poste suas impressões sim, se for viável vou querer também, hehe! Aliás, a minha estrutura está 100% pronta, agora falta pintar. Estamos vendo a possibilidade de mandar pintar em um funileiro com tinta automotiva. O funileiro disse que, nas peças plásticas do carro a tinta segura bem, mas tem que ter um processo certo para funcionar (colocação de verniz). Vamos ver!

    Filipe

    ResponderExcluir
  10. o bom é que a sua pintura nao vai ficar escorrida, e se o cara cobrar uns 50 conto, tá liindo, pq vc vai pagar uns 10 conto em cada latinha de spray, vai dar um trampo pra pintar e ainda vai sujar a sua casa!

    se tivesse me ligado nisso, eu faria, mas agora já foi! hahhahahhaa

    fds vou fazer a engenhoca e te aviso!

    ResponderExcluir
  11. Aí, Filipe muito show esse seu blog, altas idéia mesmo... cara eu tenho uma bateria eletronica medelli dd306 portátil uso um modulo yamaha, só q nao tenho o suporte pra ela, eu uso um stay de piano do meu amigo, tava pensando em fazer uma estrutura dessas assim pra minha bateria, vazer com umas dobradiças tbm, porque dai dá para compacta la... legal fazer os proprios instrumentos e tal. Eu fiz um Cajon a um tempinho atrás ficou o bixo, altas acustica, melhor ateh do que estes q sao vendidos nas lojas, ficou um som mó firme...

    Cara, qual pedal q tu vais usar ai nessa batera?
    flw

    ResponderExcluir
  12. Aí Cidão, mudança de planos... decidimos comprar 4 latas de tinta spray preto fosco. O funileiro lá tava com muito serviço, e acabou não rolando. Agora a estrutura está praticamente toda pintada, ficou muito massa!


    Valeu Felipe! Poxa, bom saber que você é um handmaker! Gostaria de saber como você fez seu cajon, e o material usado... fiquei curioso agora, hehe. Como o meu kit vai ser com dois bumbos, eu comprei 2 pedais simples da RMV.

    Neste fim de semana eu posto os vídeos do processo de construção da estrutura. =D

    Abraços!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog