HomemadeDrums

Construção do controlador do hi-hat

Fala galera!

Coisa boa que é tirar férias! Finalmente consegui parar para finalizar a edição do vídeo da construção do controlador do hi-hat. Neste vídeo meu pai entra em ação novamente com tudo e com muitas idéias, para variar um pouco, hehe!

Bom, o próximo vídeo que pretendo fazer vai ser mostrando a reforma nos pads, pois, conforme o esperado, os cubos de espuma não aguentaram o tranco e tiveram que ser trocados por uma outra solução. Os pads dos bumbos foram os primeiros a serem trocados. Em breve estarei postando!

Depois estarei vendo um modo de melhorar a dinâmica dos pads, utilizando cones de espuma. Eu havia colocado invertido os piezos de todos os pads, e ao colocá-los no lado correto, melhorou bastante, mas ainda não está o ideal. Documentarei também em vídeo.


Segue o vídeo da construção do controlador do hi-hat:




Galeria de imagens:
Agradeço demais a todos que estão comentando e elogiando o meu trabalho e do meu pai, muito obrigado mesmo! Agradeço também as visitas no blog, que vem de várias partes do mundo. Venho recebido também muitos depoimentos de pessoas que se animaram em fazer a batera caseira graças ao blog. Isso me deixa muito feliz e com muito ânimo em continuar documentando.


Grande abraço galera!!!

115 comentários:

  1. Caramandei ontem uma mens mas acho que nao deu certo..curti muito teu pedal hi hat (como semrpe teu pai, o inspetor bugiganga sai com varias otimas opções ehehhe), tava pensando na historia do conserto dos pads e ja tinha programado pra fazer como tu fez (hehehe fiquei feliz por ver que to no caminho) qdo terminar mando fotos!!

    abração!

    ResponderExcluir
  2. Filipe acabei agr mesmo de fazer o controlador hi-hat, desculpe a impaciencia mas sobre o que sera o proximo video.

    ResponderExcluir
  3. Igor
    Fala mano! A mensagem que vc me mandou foi lá pro post do vídeo! Então, meu pai mais uma vez mostrou suas idéias mirabolantes, auhahua! Então, o próximo vídeo vai ser justamente sobre a reforma de um pad, fica de olho! Ah, posta fotos sim de como está ficando, quero dar uma olhada. Abraços!

    Carlos
    E aí cara. Assim como eu falei no post e no próprio vídeo, o próximo vídeo vai ser sobre a reforma dos pads. Eles acabaram não aguentando, e tivemos que bolar uma solução. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Cara, trabalho sensacional o que você tá fazendo por aqui. É legal ver o pessoal aqui do Brasil começando a ter essa consciência do Faça Você Mesmo e de passar a parada a frente. A maioria das coisas que pesquisei é tudo em inglês e apesar de ter fluência sei que a maioria não tem e isso é sempre uma barreira, legal mesmo o que você tá fazendo.

    Achei o blog pelo youtube, os vídeos são muito bons, de verdade. Você não fez como a maioria que tá mais interessada em mostrar como é foda o que tá pronto, em vez de mostrar como é foda fazer aquilo e dar dicas pros outros não cairem nos mesmos erros. Parabéns pela postura (e sua voz parece mesmo a do Júnior Lima rs).

    Tô construindo um pad num esquema que vi num site gringo, usando um balde cortado como estrutura (http://www.edrums.info/bucket_drum_1.htm) e montando o piezo em um disco de madeira fixado no centro e em contato com uma espuma que encosta em uma dupla camada de tela de janela esticada (que serve como a 'pele' das baterias acústicas). Tem rebote legal até. Mas é uma solução meio cara. Os parafusos (chamados de esticadores de cabo de aço) que mantem o aro de cima e de baixo tensionando a pele custam de 5 a 7 reais cada um, e é preciso no mínimo 6 deles por pad. Torna meio inviável pelo preço. Esse esquema da pele de tela acho que só é viável pra conversão de baterias acústicas pra edrums.

    Depois de ver os seus vídeos tô considerando a alternativa das placas de madeira e espuma. Tô acompanhando o blog a partir de hoje e quanto ao pedal do hi hat ele faz som também ? Do hi hat fechando, ou serve apenas como 'switch' entre fechado e aberto? Porque caso seja apenas chave daria até pra improvisar um jack a mais e contar como peça ativa, ou não?


    Abraço e desculpa a bíblia de comentário !

    PS: Seu pai manda bem pra caralho, dê-lhe os parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Dreamachine
    E aí rapaz! Fico muito feliz em saber que estou ajudando tanta gente. Realmente o material em português na net é muito pouco no que diz respeito à bateria caseira, e as poucas coisas que se encontram não esclarecem muita coisa. Então o intuito do blog é esse, ajudar a galera. Depoimentos como esse só me animam em continuar, obrigado mesmo! Estou quase acreditando que minha voz é parecida com a do Junior Lima, vc não é o primeiro que diz isso, haha!

    A princípio eu estava considerando a possibilidade de construir um pad usando baldes/canos de pvc + canoas para fixar peles mudas. Iria ficar muito fera, mas ficaria inviável para o meu orçamento.

    Então, daí eu optei por fazer com chapas de madeira + espuma, mas olha só: aqui eles não aguentaram o tranco. Acho que vc deu uma olhada no fim do vídeo do controlador de hi-hat que eu alterei os pads, né? As espumas não aguentaram e acabaram rasgando/descolando. Então a solução foi fixar com parafuso em barra (essa reforma será o próximo vídeo).

    Esqueci de mencionar no vídeo, mas o controlador além de controlar a abertura e fechamento, ele também manda pro módulo o sinal de chimbal fechando com o pé, ou seja, quando piso nele ele sai som de chimbal fechando.

    Meu pai é fera mesmo, haha! Se não fosse por ele, não sei se esse projeto chegasse onde chegou. Grande abraço!

    Filipe

    ResponderExcluir
  6. Pô, legal, vou fazer um hihat desse então. É exatamente o que eu procuro, nem precisa de um pot pra tanta precisão por enquanto.


    Esse esquema do balde, não é tão caro, com exceção é claro dos esticadores de cabo de aço. Mas agora que vi esses parafusos em barra talvez consiga adaptá-los. Quanto sai cada um desses em média?


    pelas contas que fiz cada balde sai em torno de 6, 7 reais. A tela sai 13 reais o metro que dá pra fazer uns 6 pads +o- (por usar dupla camada pra resistência maior elas não rendem tanto), mas caso a bardana de caminhão seja mais barata, acredito que seria o caso de trocá-la por esta. A Bardana será que possui a flexibilidade pra ser esticado e a firmeza pra sofrer contato direto da baqueta sem nada por baixo ? Por quanto e onde você conseguiu comprá-la ?

    Talvez nesse esquema aumente bastante a sensibilidade sem encarecer tanto o produto final. Talvez fosse o caso de tentar. Vou procurar esses parafusos em barra, talvez sirva. Veremos 8)

    Parabéns e manda ver aí mano, que eu também to começando aqui, mas um dia a gente faz uma jam junto ! (Apesar que jam só de bateria corre o risco de virar 'bagunça' né ;) hahaha



    Abraço Velho
    E tô de olho nas novidades do blog, manda ver !

    ResponderExcluir
  7. Dreamachine...
    Beleza meu camarada, tb acompanho o blog do Filipe! e esbarrei em alguns lances akí! primeiro a conversão de batera acustica pra batera eletrônica, por tocar muito tempo em acustica eu estou sentindo maior diferença nesse esquema de borracha, ainda estou me adaptando mas digo com maior certeza, vale muito a pena vc investir, só o fato de poder tocar sem incomodo algum já vale o investimento! a bardana de caminhão é sim um ótimo recurso pro q vc quer fazer, com o Filipe deu certo, já comigo nem tanto, tive alguns problemas e por sorte encontrei uma borracha fininha tipo EVA q surpiu minhas necessidades, o lance é fazer um teste com cada se for o caso... agora uma coisa q eu acabei de crer é q a caixa tem q ser no esquema de conversão por se precisar de mais sensibilidade! rebote... as ghost notes fazem uma falta tremenda! amanhã eu vou numa loja de material akí pra comprar algumas coisas e entre ela as telas pra fazer a pele muda e adaptar a minha batera, a ideia é fazer toda ela... mas vamos por partes!!
    abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Filipe...

    Buenas meu amigo, tudo tranquilo?
    Seguinte, como disse no post acima eu venho enfrentando alguns problemas com meu projeto, a primeira q me tirou o sono foi a config do Trigger io, ow coisinha dificil pelo fato de suportar plugs estereo, mas estou chegando lá... a notícia boa é q a partir do seu vídeo eu fiz um contrlador de hi hat com um pedal q eu tinha da RMV semelhante ao seu e funciona q é uma maravilha, até encostei o pedal q comprei da staff drum... ahsuahsuahushauhs... preferí o meu feito na raça!! mas veja:
    ainda estou leigo nesse mundo! to aprendendo mais com vc do q em outro lugar!
    Ah cara, não posso esquecer... dê um forte abraço no seu pai (qual o nome dele mesmo??!)e diga q o pessoal akí tem o maior orgulho de ver esse exemplo de pessoa q sempre está disposto a ajudar e se fazer presente na vida dos filhos!
    vou mandar fotos do pesl q eu fiz akí pra vc dar uma olhada e se quiser pode postar tb pra galera, aliás... pq vc não cria uma galeria com as fotos e vídeos da galera criando? acho q seria legal!
    abração meu amigo!

    ResponderExcluir
  9. Nuss... esquecí de falar com o Dreamachine!!

    o nome do parafuso akí no rio é "vara-rosqueada" geralmente de 1/4" vendem à metro em lojas de ferragem pq estas servem pra construir telhados galvanizados e afins!
    agora sim... fui!!

    ResponderExcluir
  10. Pô Mauro

    Valeu pela dica, tava vendo aqui, e com certeza vai ser de boa usar a 'vara-rosqueada' (sem malícia pessoal) pra tensionar a pele muda do pad. Mais barato = mais de boa, se funcionar. E pelo jeito vai.

    Uma dica pra você que vai fazer a pele surda com tela é a de usar camada dupla e esticar ela por igual, prender ela com clipes de papel e ir costurando pouco a pouco e esticando mais as duas camadas pra quando for colocar na bateria ela tensionar por igual. Pro aro eu utilizei um tubinho de cobre dos que se utiliza pra instalação de gás, da menor espessura que encontrei na loja. Mas se você encontrar alguma coisa que tenha a mesma rigidez desse material e não seja um metal quase-nobre acho que sairia mais em conta. Paguei 7 reais o metro se não me engano.


    Boa sorte aí pra gente
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. pois é Dreamachine...

    eu acabei de fazer uma pele akí e ta dez... um rebote muito bom... igual a pele de verdade... usei aros velhos q eu tinha de peles q se rasgaram... só estou pra acertar o tamanho da espumaentre o piezo e a pele esticada pra dar mais sensibilidade, mas no geral vai ficar excelente.. to pensando tb em usar usn pratos velhos rachados q tenho pra fazer tb o esquema do choke e do bell... vamos ver mais pra frente!!

    ResponderExcluir
  12. Pois é Mauro ... a parada do choke acho bem importante. E na teoria não é tão difícil, é só por um switch que corta corrente em baixo do prato, aí é só apertar ele, que ele cancela o sinal do piezo. Mas tenho que pesquisar mais isso

    Hoje vou fazer os aros pra tensionar a pele no balde, vamos ver como fica. Espero que role.


    Boa sorte aí !

    ResponderExcluir
  13. Mauro Morenno
    Fala maninho! Que bom que o seu controlador deu certo! Ele é simples, porém muito objetivo. Mais pra frente quem sabe eu faça aquele com o potenciômetro.

    Então, o nome do meu pai é André, o senhor do improviso, rs! Pode deixar que mandarei o seu abraço. =]

    Então cara, também estou sentindo muita falta de uma sensibilidade maior na caixa. Vou ver se o esquema de cone de espuma funciona, se não funcionar, terei que fazer algo diferente no pad, talvez usar um pandeiro velho, ou fazer um pad do estilo que vcs estão fazendo, com alguma pele, vamos ver mais pra frente.

    Ah, posso criar sim a galeria de fotos! Só mandar pra mim que eu terei o imenso prazer de postar aqui. o/
    Abraços!

    Dreamachine
    E aí fera. Cara, essas bardanas de caminhão são vendidas por aqui em rolo em posto de gasolina, e vou ficar devendo o preço cara, pois compramos faz tempo, e não sabemos mais o preço.

    Também estou interessado em fazer os bell e o choke nos pratos, mas isso mais pra frente. Vamos ver. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Funcionou... ahsuahuaushuahsauhasuah!!

    É galera, funcionou o esquema da conversão akí! fiz a pele muda com tela de janela, aquelas verdes... duas camadas esticadas num aro velho q eu tinha de pele q se rasgou... impressiona o rebote da baqueta, é como uma pele de verdade! e som bem mais baixo do q a propria borracha!!
    Falta esquematizar o esquema do cone e principalmente a densidade da espuma ou borracha em cone em contato entre o piezo e a pele... vamos ver!!

    ResponderExcluir
  15. Oxi... o blog tá paradão, hein Filipe!! hehehehe... brincadeira!
    meus projetos estão ficando legais akí!! to fazendo umas gravações legais!!

    ResponderExcluir
  16. Mauro Morenno
    Pois é, deu uma paradinha mesmo, rs! Por aqui, terminamos de reformar todos os pads, menos um que ainda está com espuma. Vamos aproveitar esse pad para fazer as gravações de vídeo. Vou postar esse como próximo da série, hehe.

    Aproveitei e baixei o BFD2, deu uns 27GB no total. De início não fui muito com a cara dele, mas acho que é questão de mexer mais nele. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. olá filipe,tenho uma dúvida, qual a diferença do modulo gm pro staff drum para o alesis dm5? estou em dúvida qual adquirir.

    ResponderExcluir
  18. Pois é Filipe... o bfd é meio pesadão mesmo mas vc acostuma!
    se liga na gravação q fiz com a minha batera + trigger io + superiordrummer 2.0 rodando no MAC OSX na "down" Logic pro8...
    http://www.youtube.com/watch?v=xP5BbtRPrSQ

    ResponderExcluir
  19. mais um já q não tenho camera!
    http://www.youtube.com/watch?v=nnZMewDYEz0&feature=related

    ResponderExcluir
  20. Parece que tá funcionando bem legal ein Mauro ? Onde encontrou esse Alesis e quanto saiu mais ou menos (sem ser indiscreto, claro) ?

    Pra dar uma pegada mais real na bateria pra gravações eu tentaria usar um reverb de primeira na saída do VSTi, já que você não tem problemas com coisas 'pesadas' testa aí o Altiverb 6, ele é beeeem legal e com a medida certa dá vida pra qualquer VSTi de qualidade. Em torno de uns 5~7 % de room já fica bem legal.

    Filipe

    To terminando meu primeiro pad e por enquanto deu certo, só que fazer com os baldes dá muito trabalho (por ter a forma redonda, dá um trabalhinho a parte da construção dos arcos de madeira). Tô pensando em fazer um misto entre esse projeto do balde e o projeto aqui do blog com as varas de rosca (que já encontrei e comprei pela bagatela de 3 reais o metro, vale a pena) e as duas 'plataformas'. Vou bolar uns esquemas e executar aqui, se der certo eu te passo a idéia, talvez seja um 'improvement' legal pra essa coisa toda do Homemade Drums!


    Abraços !

    ResponderExcluir
  21. Nildo
    E aí cara. Bom, a diferença do Alesis pro GM-PRO é que o Alesis possui som de kits, e o GM-PRO não, ou seja, o GM-PRO sempre é necessário um PC/notebook para poder tirar som com algum VST. Mas com ambos você pode tirar sons de VST. Abraços!

    Mauro Morenno
    Massa o som cara! Tá bem timbradinha a batera, curti! E a execução tá show de bola tbm. Só faria como o Dreamachine falou, que é colocar um reverbzinho para dar uma "molhada" no som. Mas tá bem legal!

    Dreamachine
    Tem tudo para ficar muito maneira tua batera, cara. Pois é, vou ver se gravo por esses dias a reforma dos pads, que vou colocar os parafusos em barra para o pad ficar mais firme, já que com as espumas não deu liga. E vá postando por aqui mesmo, o teu projeto é bem interessante.

    ResponderExcluir
  22. Dreamachine...

    E aew brother!! seguinte cara, esses sons foram só de teste mesmo até pq eu ainda naum saco muito sobre gravação mas vou aproveitar a sua dica... acho q vai ficar legal tb...nessas eu fiz só o basicão mesmo, nem me preocupei em colocar mais nada q era só pra teste mesmo!! Meu trigger foi na base da troca, encontrei um camarada, q é excelente pessoa diga-se de passagem, no batera.com q trocou comigo num hats new beat q eu tinha... eu tava passando por por 600 reais e ele fez pau-a-pau a troca comigo por isso é dificil de calcular, mas... eu andei pesquisando e no mercado livre ele ta na faixa de 950 a 1200 reais... no ebay sai a 110 dolares ou menos... já encontrei lá por 90 doletas + 40 do frete... bem mais em conta e é zero q vem de loja tb! assim como o meu q tb veio zerado até com o plástico na frente dele! A vantagem do trigger io é q todas as entradas são dual, ou seja... todas elas se transformam em duas usando cabo Y... pra vc ter uma ideia... minha batera tá com 16 peças e ainda ta sobrando mais duas entradas q no caso teria 4 sons diferentes a mais... totalizando 20 sons diferentes... quase um Portnoy como disse o Filipe no outro post!! rssss...

    Filipe...

    Eu fiz um cone com EVA coladinha uma sobre a outra e já testei... a sensibilidade aumentou ainda mais... assim, deu um trabalhinho fazer os cones pq eu cortei na base do estilete e tesoura, mas como vcs são as pessoas da criação eu acho q tem um esquema de prender as camadas coladas numa base de politriz daquelas q se usa na furadeira pra lixar/polir colada com fita dupla face e com a velocidade baixa passar a eva numa lixa 60 pra fazer os cones... derrepente seu pai saca do q eu estou falando... acho q no edrum.info tem alg parecido...
    acho q essa semana eu compro uma tico-tico pra tentar fazer mais uns dois tons já q ta sobrando entradas no meu módulo!!
    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  23. aew... pra quem ainda naum tem módulo, um com preço baratinho!!
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198427748-modulo-sd-x-staff-drum-kit-pele-mudas-2-pad-pratos-_JM

    ResponderExcluir
  24. Mauro era tu que queria o modulo roland (sem o botao de timer..) do mercado livre? comprei ele acha que fiz bom ngocio??

    abraço

    ResponderExcluir
  25. Mauro Morenno
    Valeu mesmo pela dica do cone! Vou passar as idéias para o meu pai, e ver o que ele apronta por aqui, haha! E pra galera que quer comprar um módulo, recomendo a Staff Drum viu, módulo bem legal, preço acessível e uma assistência bem rápida. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Igor seu cabra da peste... haushauhsuahsuhauhsuauh
    Brincadeira, era eu mesmo tava de olho nesse módulo ha um tempo mas mosquei e o Stefano demorou a me responder e vc comprou um minuto antes de mim, rsss mas ta de boa cara vc pegou um módulo bem bacana, TD3 é muito fera! mas e teu projeto? como está??!

    Filipe meu brother!
    Belezinha cara? tenho uma pra te contar... fiz um "tosco-Pad" akí com borracha comum de 10mm e um plástico duro q achei jogado na oficina do meu trabalho, meio oval, meio quadrado... meio... feio! Colei o piezo entre a borracha e o plástico e quando pluguei no módulo usando o addictive drums tomei até um susto... ta pegando até as ghost notes... na entrada piezo/switch ele capta duas zonas do Ride! quando vc toca mais fraco ele pega a borda e mais forte ele pega o bell... pode um negócio desses?! com 1 piezo só??! Mistério do lobisomem!!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  27. Mauro Morenno
    Fala maninho, tudo blz. Bah cara, esse seu pad tá com encosto! Haha!
    Mas as vezes acontece aqui também... minha batera bem de vez em quando fica loucona. Só tocando no pad da caixa sai som de tudo quanto é peça, haha! Talvez isso aconteça por algum mal funcionamento da comunicação entre o módulo e o multipista. Só desplugar e plugar novamente o cabo midi/usb pra ficar tudo beleza.

    Queria pelo menos deixar o pad da caixa o mais sensível possível, vamos ver quando eu der uma reformada nesse pad.

    Sobre o módulo, é o Stefano do ebatuque? Se for, comprei o meu módulo com ele, gente finíssima. Tive uns probleminhas com meu módulo, e ele deu toda a assistência.

    ResponderExcluir
  28. SIm Felipe é o Stefano!...que bom que o cara é de confiança


    Mauro Morenno nem fala nessa historia do modulo, dei o lance e não tinha grana (nao deu no limite do cartão) ehhehehe tive que fazer umna função pra pagar o cara...


    qto ao meu projeto ja ta bem encaminhado, to com 5 pad parecido com os do felipe, dois pra prato que nao tao pronto mas tao encaminhado (parecido com os do iapoque) e a estrutura ta prontinha so instala, fixxar, os pads...


    abraço!!

    ResponderExcluir
  29. legal, heim Igor... o lance é esse mesmo! devagar e sempre!! e o curioso é q eu ia dar o lance no módulo dele sem ter a grana toda tb... mas pra minha sorte meu cartão cobre... mas enfim, tudo acaba bem quando termina bem!

    Filipe... o meu lance do pad não é mal-contato não o q eu não soube explicar é q o pad q eu fiz tá tão legal q o ride ta captando som de corpo e cúpula quando se imprime mais força na baquetada... isso por causa do "velocity curve" do Trigger io q é bem legal! ta showzão, vou ver se amanhã eu faço um vídeozinho só pra mostrar pra galera!
    abraços a todos e um bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  30. se liga aew pessoal...
    as vezes a gente se embola com a densidade da espuma pra fazer cone... eva e tudo mais... mas olhem esse vídeo akí:

    http://www.youtube.com/watch?v=h6UNMDTS-N0&feature=related

    o cara usa o piezo entre a parte verde e a amarela de uma esponja de lavar-louças...

    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  31. Mauro Morenno
    Ótimo vídeo man, muito legal. Se eu conseguir chegar nesse nível de sensibilidade na caixa, vou estar pra lá de satisfeito. A minha caixa tá longe de ter uma sensibilidade legal,ela é meu alvo principal. Se tiver um tempinho, vou fazendo uns testes, inclusive com as tuas dicas de cones. Abração!

    ResponderExcluir
  32. Filipe...

    lembra do "Tosco-pad" q eu te falei q fiz?? pois é... a dica serve pra vc, experimenta fazer um pad e colar o piezo entre a bardana de caminhão e a HDF... por ser fininha a bardana em cima do piezo vai melhorar muito mais a sensibilidade! lembrando q a é pra colocar a parte metalica do piezo pra cima!

    ResponderExcluir
  33. Galera!

    Descobri que sou um pessimo soldador...comprei as saidas p10 macho e o cabo mono, mas minhas soldas ficam muuuuuuito toscas...um lixo entao dei uma empcada...o modulo ta aqui eto com os piezos prontos nos pads, eh um M*** fica preso no final do projeto....
    Mauro
    10 o filme da esponja sofri muito pra entender a utilidade dela, acredito que agora ta mais claro.... não tinha muito bem a ideia da caixa mas toenho um pandeiro de bobeira me olhando aqui em casa e acho que vai ser ele que vai pro pau eheheh

    abraço

    ResponderExcluir
  34. isso Igor...

    Não pode ter medo de por a mão na massa não! vc acha q minhas soldas são boas??! nem pensar, mas com o tempo vc pega pratica. Eu como comprei 100 piezos nem me esquentei muito, as primeiras sempre partiam... agora estão ficando melhores! agora, conseguir duas zonas nessa caixa de pandeiro vai ser um pouco complicado pelo tamanho e isolamento q necessita! mas de resto é mãos a massa mesmo!!
    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  35. Mauro Morenno
    E aí cara! Infelizmente agora não teria como colocar o piezo entre a bardana e a chapa de madeira, pois na modificação dos pads, colocamos parafuso em barra e uns parafusos travantes, que impossibilita o desrosqueamento. Mas vou tentar trabalhar com os cones de espuma e ver no que dá. Aliás, tenho que fazer o vídeo da reforma dos pads logo, já estou enrolando com isso, rs. Abraços!

    Igor Fangueiro da Silva
    Pois é, ainda bem que tenho o meu pai que ajudou em praticamente tudo, inclusive nas soldas. Eu me lembro que uma solda de um tom acabou soltando, e me arrisquei consertar. Consegui, mas demorei, haha. Abraços!

    ResponderExcluir
  36. Pois é Filipe... meu problema é configuração no Trigger io... to quase passando ele pra pegar um outro, sei lá... é muito bom mas meio complicado de configurar!

    ResponderExcluir
  37. mais uma música q eu gravei akí em casa!!
    [link]http://www.youtube.com/watch?v=X7gKJcLJz0g[/link]

    ResponderExcluir
  38. bem galera... como eu naum tenho filmadora eu vou postando as minhas gravações no youtube... dêm uma força!
    http://www.youtube.com/watch?v=FEYJmovMLk4

    ResponderExcluir
  39. Mauro Morenno
    Maneiríssimo cara, toca muito, parabéns! Eu tava me gingando todo aqui, auhahua! Você tem que arrumar uma câmera pra gravar uns vídeos man, vai ficar muito fera.

    Vc tocou com play along? Onde vc costuma pegar eles?
    Abraços e parabéns. =D

    ResponderExcluir
  40. ...mais uma Filipão...

    http://www.youtube.com/watch?v=L1XImv9RbeA

    Sim cara, eu toco com playalongs e baixo alguns no blog do Jrdrummer (jrdrummer.blogspot.com), lá tem muita coisas e outras eu extraio o mp3 direto do youtube quando acho algum legal!
    Vou ver se compro uma camera pra gravar mesmo, falando nisso... qual a q vc usou pra gravar seus vídeos? achei a qualidade muito boa!!
    mais uma vez obrigado e até o proximo!!

    ResponderExcluir
  41. Mauro Morenno
    Demais cara, virei seu fã, haha! Tá usando o BFD2? Eu colocaria um reverbzinho na caixa pra dar uma molhada no som, mas tá bem legal, e muito bem executado. Cara, senti o choke nos pratos na intro, vc fez algum esquema pra fazer o choke?

    Vc tem que gravar os vídeos cara, haha, vai ficar muito fera. Eu usei em todas as minhas gravações a Lumix DMC-FH20. Excelente câmera, ótimo custo x benefício. Grava em wide, HD e tudo mais, dá uma olhada nela!
    Vou ver se junto seus vídeos e faço um post pra galera dar uma olhada. Parabéns man!

    ResponderExcluir
  42. pois é cara...
    eu ainda to no superior drummer mas eu dou uma calibrada akí e outra alí até pegar o jeito leva tempo... assim, eu costumo deixar ela bem seca mesmo pq nessas musicas tem o lance mais vintage e tb pq ainda estou dando uma lida nos manuais de regulagem e vendo uns tutos sobre gravação do superior... o BFD2 ainda está de lenga-lenga comigo!
    ah cara... comprei uma camera digital... vamos ver se vai ficar legal os vídeos com ela!! uma mirage de 14mp... será q é boa?! saco nada disso!
    pode fazer o topico sim cara seria legal q a galera divulgasse mesmo o trabalho feito akí!!

    ResponderExcluir
  43. ola filipe, como faço um pad estereo com som de borda e corpo? estou em dúvida qual o piezo usar e como fazer as ligações, só lembrando eu tenho um modulo alesis d4.

    ResponderExcluir
  44. Mauro Morenno
    Não conheço a câmera, mas deve dar pra brincar! Grava os vídeos aí man, vai ficar show de bola. =]

    nildo lima
    E aí rapaz. Vai ser um dos vídeos que eu pretendo fazer, mas ainda não fiz em nenhum pad, mas tenho uma idéia. O piezo é exatamente o mesmo,vai ser preciso 2 deles. E tem um esquema diferente na hora de soldar os fios nos piezos.

    O esquema é esse aqui:
    http://www.vdrums.com/forum/attachment.php?attachmentid=21960&d=1310395326

    Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Nildo Lima...
    O dm5 só tem entrada mono, vc vai ter q usar duas entradas do módulo e fazer tb um cabo Y.

    Filipe
    assim q chegar a camera eu vou começar a produzir algo sim!!
    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  46. olá mauro, o meu modulo é o d4...

    ResponderExcluir
  47. valeu felipe pelo esquema do piezo...vou ter uma "reunião" com meu pai e meu irmão para preparar o projeto, vou tirar fotos e posta aqui se vc permitir...ja estou com o modulo alesis d4 e estou comprado os piezos amanha.

    ResponderExcluir
  48. Mauro Morenno
    \o/

    nildo lima
    Sim! Manda as fotos/vídeos que terei o prazer de postar aqui, com certeza. =]

    ResponderExcluir
  49. Nildo Lima...

    Não espere muita coisa do D4 naum, hein?! ele é um módulo bem antigo e naum tem muita sensibilidade tb tem todas as entradas mono do tipo Piezo... quebra um galho tremendo... quem sabe vc mais em frete não troca ele por um outro mais atual... o esquema de duas zonas é mais brabo na parte de isolamento entre os piezos... o segredo está na espuma q separa os dois... to pensando akí em montar um com uma superficie só, mas vamos ver o q sai... enquanto isso ouçam mais uma música q gravei hj!!
    http://www.youtube.com/watch?v=SQueuv_PIpA

    ResponderExcluir
  50. Ow Filipe...
    E os vídeos cara?!
    Falando nisso, comprei uma camera digital pra começar a filmar, só q a camera era uma merda e vou trocar por uma melhor, putz... só dou azar mesmo!!
    ahsuahsuahushauhsuahsuahuh

    ResponderExcluir
  51. Mauro Morenno
    Bah cara, que pena que a câmera não deu liga, rs.
    Vou ver se por esses dias eu retomo as gravações. Estou com um pad ainda esperando ser reformado, aí eu vou aproveitar pra filmar.

    Esse vai ser um vídeo, depois tem o teste dos cones de espuma para melhorar a dinâmica (+1), configuração do módulo (+1), configuração do multipista (+1) e talvez um ou outro cover. Mas o problema é que gravar cover é cabreiro, estou bem ruim ainda, haha. Abraços!

    ResponderExcluir
  52. olá mauro, qual é seu módulo?

    ResponderExcluir
  53. Até eu achei que não, mas tô de volta !

    Andei experimentando e acho que cheguei num design de pad que me agrada bastante. Simples de construir e com bastante dinâmica. É um híbrido entre a construção com balde e tela e o modelo que você explicou aqui no blog, Filipe. Assim que der vou fazer um tutorial explicando ele certinho, acho que facilita bastante a construção sem perder a dinâmica da tela.

    Mauro Morenno
    Gostei bastante da Eye of the Tigger, execução impecável mesmo. Parabéns cara.
    Se está estudando mixagem, recomendo um vídeo do Andi Vax sobre mixagem: http://www.youtube.com/watch?v=JCxn7WFPtqw
    é bem resumido apesar da duração enorme do vídeo. Baixa ele e vai estudando aos poucos, vale bastante a pena. Ele é meio voltado pra dance music, mas já dá pra aprender bastante e aplicar os conceitos no estilo que quiser. Recomendo mesmo.

    Estou esperando chegar o meu Alesis I/O, e enquanto isso planejando e construindo as peças que faltam. Logo logo vou estar postando meus vídeos também, (não) aguardem ! rs


    Estamos esperando os novos vídeos ein Filipe, manda ver aí cara !

    E gostaria de uma sugestão de vocês de algum esquema de choke fácil de fazer. Pensei em conectar o terra do piezo (além de no plug de saída ) a uma superfície metálica colada em baixo do 'prato' de madeira que eu vou fazer (talvez papel alumínio ?), que ficaria exposta e entraria em curto fechando o circuito quando encostasse a mão nela. Acham que funcionaria ? Seria um esquema parecido com o controlador que você fez né Filipe ?


    Abraços

    ResponderExcluir
  54. Dreamachine
    Massa cara! Eu estava pensando que, se o esquema do cone não der certo nos meus pads, vou tentar fazer um pad assim como vc e o Mauro Morenno estão fazendo, de tela mesmo. Mas só pra caixa mesmo, que é onde seria legal ter uma dinâmica boa.

    Sobre o choke, só testando mesmo... Também queria fazer o choke nos meus pads de pratos. Eu achei curioso que um dia desses eu estava tocando no piano roll do multipista, ouvindo a sonoridade da batera (acho que eu estava no Superior Drummer). Quando de repente eu toquei em uma tecla e saiu som de prato, e depois o toquei outra tecla que foi a abafada dele (abafada com a mão). Quando eu toquei só nessa tecla do abafado, não saia som. Ou seja, ao menos no Superior Drummer há um sinal específico para o choke. O lance seria deixar um piezo em específico somente para mandar sinal para essa nota, o choke... Agora como mandar essa nota pra lá é que eu teria que matutar.

    ResponderExcluir
  55. Filipe
    Pois é, geralmente o choke nos VSTi de bateria é uma mensagem MIDI, porque além de interromper o som em si, tem o som do prato abafando. Alguns usam o sistema de notas mesmo (mesma coisa pro hi-hat aberto e fechado) e alguns usam comandos midi (MIDI CC) que são independentes das notas, mas também são salvos na pista midi e intereferem na dinâmica das notas. Teclado geralmente tem aquela Mod Wheel que é um exemplo de CC (e geralmente fica no CC #1). Cada canal Midi um monte de entradas de CC, então por exemplo no #1 você pode colocar volume, no outro uma mudada no pitch da nota pra fazer bend... e alguns VSTis usam esse CC também pra abrir fechar hihats e dar choke em pratos. E em alguns programas (como o Kontatk) dá pra configurar o que cada botão vai fazer exatamente e que dispositivo externo vai ativá-los (o Frutiy Loops que é o que eu uso, funciona bem legal pra isso).
    Então vou só estudar essa parada do choke, e enquanto isso vou construir meu pedal do bumbo aqui.


    Abraço broder

    ResponderExcluir
  56. Galera... devolta aew...

    Nildo Lima

    meu módulo é um Alesis trigger io q tem todas as entradas estéreo, recomendo, vc tem um d4, né?!

    Dreamachine

    Obrigado por ter gostado do meu vídeo cara e tb pela dica da aula... eu preciso mesmo disso, aprender uns lances sobre mix... só q eu uso o mac + logic pro 8 então tem q ser algo bem específico mas vou ver essa aula q vc postou. Sobre o choke q vc quer construir eu tb pensei em fazer o mesmo com esse esquema de alumínio mas ainda não tive tempo hábil pra testar por causa do trabalho, agora eu acho q tem entrada certa no módulo pra fazer isso... creio q seja na entrada piezo/switch do alesis trigger io,note q o esquema de ligação é diferente do esquema q o Filipe postou... eu vou achar o esquema e posto akí pra vcs terem uma ideia de como é pra fazer um ride de três zonas usando uma entrada estereo do módulo e posteriormente o esquema de uma caixa com 4 zonas usando duas entradas estereo. E vale lembrar q o esquema de ligação de dois piezos pra fazer a caixa e aro ou caixa e rimshot q o Filipe postou só serve para entradas estéreo do tipo piezo/piezo, se for piezo/switch não funcionará!

    Filipe

    O esquema da camera desandou mesmo... era multilaser... uma "cáca" mas graças a Deus eu conseguí devolver e pegar uma Samsung st90 q filma em hd e logo mais eu posto um vídeo de teste akí no blog... só fiz pra cá mesmo. Agora, esse esquema q vc falou sobre o choke no superior drummer tem mesmo... basta q vc o encontre no piano roll e direcione um dos seus pads para essa config mas saiba q o esquema é esse: toque 1 vez sai o som, toque 2 choke, toque 3 sem som... toque 4 som e assim sucessivamente ou vc faz como eu fiz na EYE OF TIGER, toca no prato normal depois muda no piano roll é bem melhor até construir o switch

    a todos

    essa semana ainda eu posto meus testes nuns pads toscos q eu fiz e me parecem bem funcionais...
    abraços!!

    ResponderExcluir
  57. como eu tinha prometido... fiz um teste hj e confesso, sou horrível com filmagens... não reparem é só pra mostar pra vcs mesmos!!
    http://www.youtube.com/watch?v=ug6pjCOiqoY
    abraços!!

    ResponderExcluir
  58. Mauro Morenno
    Ah tá, suspeitei desde o princípio, haha. Sabia que vc tinha editado depois para reproduzir o choke. Legal! Pretendo fazer um switch pra choke tbm, está nos planos de filmagem tbm, vamos ver. \o/

    Ah, teu video tá inacessível, tá como "Vídeo Privado", dá uma ajeitada aí! Em breve vou fazer um post divulgando teus sons e vídeos.


    Galera
    Aqueles que quiserem postar algum vídeo, ou áudio de suas bateras, só mandar que eu posto! Estarei fazendo o post em breve. Abraços!

    ResponderExcluir
  59. pessoal... mesmo com muitos testes dos cones eu ainda não cheguei a um resultado satisfatório e acredito q meu problema esteja mesmo nos cones e seu material... então eu pensei na seguinte condição de importar os cones do ebay... só q eu acho meio salgado mas mesmo assim eu acredito q a necessidade seja mais para a caixa e pra alguns de nós o surdo pq os tons dá pra ir na boa, então a ideia surgiu de juntar o pessoal dakí e comprar uns 10 cones e rachar o preço em partes iguais... eu posso importar pq tenho conta verificada e quando chegasse eu enviava para cada um de vcs... o q acham?!
    olha o link:
    http://www.ebay.com/itm/Pack-10-Foam-cone-trigger-DIY-electronic-drum-/200638831604?pt=LH_DefaultDomain_210&hash=item2eb7019bf4#ht_2040wt_1456

    tá dando 90 doletas... coisa de 170 reais mais ou menos... tem em menor quantidade tb... vamos ver quem se interessa pra poder fazer a possivel comprar, acredito q uns 2 cones pra cada pessoa já resolveria!
    dêem sugestões!!

    Outro lance q eu andei pensando akí é o compartilhamento de material de batera, ou seja... programas... eu to procurando o evildrums sdx do joe barresi e acredito q sejam mais de 30 Gb, mas tenho o metal foundry... a ideia é trocar material... tipo: quem tiver interesse deposita a grana dos dvds e do frete e quem tiver envia o material... quem quiser é só pedir... eu tenho o bfd2 em 5dvds, superior tb em 5 dvds e o metal foundry em 5 dvds, só pedir!
    abraços!!

    ResponderExcluir
  60. mais um teste aew... e ainda com a pele do surdo rasgada... maior gafe!! e ainda sem conhecer a música, tropeçando direto!

    http://www.youtube.com/watch?v=ee5pCfUaNAA

    ResponderExcluir
  61. Mauro Morenno
    Legal sua filmagem Mauro!
    Que pratos você tá usando ? Acústicos com abafadores ? E pra abertura do hihat ?

    achei o evil drums pra ti, cara:
    http://bit.ly/gL8cGa

    25 GBs no total

    Aliás nesse site que to passando pro Mauro, é só fazer uma busca que ele é campeão em Vsti's de todos os gêneros, inclusive os de batera. Pra quem tem internet boa e/ou paciência, é uma boa pedida. Gosto da idéia de compartilhar, acho uma boa pra gente que tá estudando e criando!

    Quanto aos cones vou dar um tempinho, esperar o módulo chegar, ver se consigo me virar com a espuma de colchão, fazer uns testes aqui e ali e, aí sim, se não rolar, acho que vou entrar nessa contigo, Mauro. Mas por enquanto vou esperar.


    Tô com a batera praticamente pronta. Falta só o hihat e o módulo. Eita ansiedade por esse Alesis!


    Bons Downloads a todos
    e bons batuques
    Abraço

    ResponderExcluir
  62. em tempo

    já pesquisou sobre o eDrum Monitor, Mauro Morenno ? Eu ainda não mexi pois não tenho o módulo pra fazer os testes. Mas segundo li ele é bom pra regular essas coisas de sensibilidade e serve até pra fazer peça de duas áreas em módulos como o Alesis que não tem essa função integrada. Fiquei sabendo dele pelo VDrums o maior forum de edrum que tem várias dicas pra nós que estamos nessa coisa de DIY.

    Aqui o link do site pra download http://www.edrummonitor.com/

    faz uns testes aí, as vezes rola sem as espumas gringas.


    Abraços

    ResponderExcluir
  63. Boa Dreamachine... vou pesquisar... se bem q vc comprou um módulo igual ao meu, né? um Alesis trigger io... ele tem todas as entradas estéreo o q já facilita em muito nossa vida, vou dar uma olhada nesse site q vc mandou pra baixar o evildrums sdx to querendo muito pq tem uns timbres muito animais... até agora eu to usando só o SD 2.0 secão mesmo... hj q vou instalar o metal foundry mas ele é mais específico pra bateras de metal, j´o evil drums é mais versátil mas as proximas aquisições serão a Music City e a percussion do ezdrummer q tb rodam no SD 2.0
    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  64. Dreamachine... no caso esse evildrums é pra BFD2... tem q ser o EVILDRUMS SDX q é pra superior... mas vou baixar assim mesmo pq tenho o BFD2, mas ele dá legg demais!!

    ResponderExcluir
  65. galera me surgiu uma duvida ricularmente banal maasss nao tenho ideia, se quero fazer uma caixa dual zone,independente das difuldades para fazer o isolamento, ONDE VAI a entrada do som do aro (em que entrada do modulo??) ??

    abração>

    ps: Dreammachine to na mesma que tu so que pra mim falta pedal do kick!!!!! e depois ta pronta, sorte pra nos!!

    ResponderExcluir
  66. Filipe:

    Fiz o pedal do hi hat como tu (mais ou menos) usei umas platinelas velhas de pandeiro (que virou a caixa) pra dar contato (foi um saco soldar e usei a mesma saida que teu pais.....

    to bem feliz falta pouco!!

    abraço!

    ResponderExcluir
  67. Mauro Morenno
    Chegando em casa vou conferir os vídeos! Vou ver se hoje eu faço o post com os teus vídeos, e também para aqueles que quiserem postar vídeos e fotos.

    Quanto aos cones, não sabia que é chatinho conseguir fazer um cone DIY satisfatório... Estou para chamar meu pai e juntos tentarmos bolar alguma coisa, mas mesmo assim eu toparia entrar na roda para comprar os cones! Veja aí se o resto da galera quer e fechamos o esquema.

    E também entro na roda no compartilhamento de material pra batera! Tenho uns VST's e algumas video aulas de batera, poderia compartilhar isso. Vou pensar também num post somente para isso, vamos ver.

    Dreamachine
    Valeu a dica do site cara, show de bola! Do jeito que sou viciado em VST's, vou ficar louco com esse site, rs. Eu baixei por último o BFD2, que são 5 DVD's. Agora vou ver se boto mais algum pra baixar.

    Igor
    Cara, os pads dual zone tem que ser espetados na própria entrada da caixa, porém ele tem que ser estéreo. Nas configurações do módulo, dá para escolher como a entrada vai atuar, se single ou dual pad.

    TODOS
    Galera, postem fotos da batera de vcs! Vou fazer um post só pra isso aqui no blog, e gostaria de ter o prazer de postar as bateras de vcs. =]


    Abraços!

    ResponderExcluir
  68. Buenas tardes pessoal!!
    ...rssss... to viciado nesse blog mesmo!!

    Igor

    Exatamente como o Filipe falou a entrada é respectiva da caxa (snare)seu módulo é o 'quase q foi meu' Roland td3, né? então essa entrada é estereo mesmo basta q ligue com cabo tb estereo para funcionar...

    Dreamachine

    Foi mal naum responder antes... eu uso dois pratos da staff drums q comprei bem baratinho na Fillmusic de sampa, o hat é mono (R$109,00) e o ride é estéreo (R$130,00), não é lá grandes coisas mas quebra um galhão mesmo. Sobre o hihat aberto e fechado o esquema é o mesmo q foi usado pelo Filipe, só q usando um pedal de bumbo simples sem a maceta.

    Filipe

    Aconteceu uma parada engraçadíssima ontem... Um gurí me add no orkut com o nome de Filipe Santos e eu achei q fosse vc, o cara até parece contigo um pouquinho e tb toca bateria, agora imagina eu mandei um scrap pra ele com altas ideias sobre a nossa homemade e o garoto ficou sem entender nada... só aí q eu fui prestar atenção q naum era vc... e mesmo assim ele ficou interessado em montar uma eletronica tb!!
    shauhsuaushauhsuahsuahuha
    Sobre os cones a gente pode ver... é só a galera se interessar e a gente encomenda sim!

    Pra terminar... eu refiz o ultimo vídeo mostrando minha interface de gravação... a tela do meu MAC e os programas... a mesma musica de ontem só q agora com o metal foundry!
    Curtam aew!!
    http://www.youtube.com/watch?v=IL31QwGCWiY
    mais tarde eu ponho algumas fotos pra galera!

    ResponderExcluir
  69. Opa Mauro, tá na mão cara, a versão que você queria: http://avaxhome.ws/software/software_type/multimedia/Pro_Audio_Plugins/joe_barresi_sdx.html , é essa né ?

    Sim, preferi pegar o Alesis I/O, porque dentro do meu orçamento era o mais famoso (mais gente pra me ajudar com os defeitos e pra sugerir idéias novas nos fórums rs) e com o melhor custo benefício, daqui uns 20 dias chega (eternidade).

    Os pratos to pensando em fazer de madeira bem fina. Tipo 5 mm de MDF e umas 2 camadas de EVA por cima pra amortecer e dar rebote. Acha que rola ? Pros china acho que rola de boa, só to com medo do Ride não dar a dinâmica necessária. Já até fiz um aqui, só falta por o piezo e testar. Comprei os piezzos hoje, amanhã faço isso e já vejo.

    Cara, você sabe se o controlador de hat do Alesis é switch, tipo on/off ou se é sensível a meia abertura ? Será que rola fazer com potenciometro, para uma abertura gradual (meio aberto, 1/3 aberto etc)?

    Filipe
    Haja HD né ? rs Eu to no dilema agora, tenho um externo aqui de 1,5 TB, PORÉM, HD externo não aguenta rodar VSTi direto dele pela porta USB já perdi case antes desse modo, quando não sabia desse detalhe. Parece que rola um problema com a quantidade de dados que a porta USB suporta duma vez só. Aí teria que ser outras portas mais modernas (Tipo eSata) que meu notebook não tem. Como só tenho 70 GB de HD interno, baixo e instalo 30 GB de VSTi, gravo uma trilha de instrumento, desinstalo, instalo outro, gravo outra trilha, desinstalo, etc etc. Praticamente um monge rs

    Igor
    Fala cara! Amanhã vou fazer uns testes com um esquema bem simples de pedal de bumbo que fiz aqui, pra ver se rola. Se rolar eu já passo pro pessoal um modo BEEM simples de fazer, que dá até pra ser feito em casa sem gastar mais que 20 reais e sem precisar do pedal de bumbo de bateria 'real'. É basicamente parecido com o que o Filipe fez pro hi-hat, mas sem aquele contato do ferro. Ele já tá até pronto aqui, só falta por o piezzo.Aí vamos ver se a senbilidade rola. Fiz só com sobras de mdf de uma marcenaria aqui perto e umas ferragens que não passam de 10 reais o custo total.


    Bom pessoal, é isso !

    Abraços

    ResponderExcluir
  70. Filipe manda teu email!

    fiz uma exposição artistica da batera hehehehe to com fotos legais pra mandas so passar o email q te envio> o meu é igor_fangueiro@hotmail.com

    abraço

    ResponderExcluir
  71. Dreamachine

    eu creio q sim cara esses controladores geralmente são mas tem q saber qual o modelo e ver no site da alesis. O meu tem o jack estereo só q é meio chato de regular...

    O evildrums é esse mesmo, porém eu achei em torrent q no meu caso é melhor e até q mesmo q com poucos seeds (2) ta baixando rápido!! vamos ver o q rola...

    ResponderExcluir
  72. Mauro Morenno
    Bah cara, que tremenda coincidência, auhauha! Poxa, e que bom que vc recrutou mais um para o grupo dos bateras DIY, tu é o cara! Olha só, o último vídeo que vc postou tá dando erro, dá uma olhadinha por aí... grande abraço.

    Dreamachine
    Nem tudo são flores né... o problema é justamente o espaço no HD mesmo. Por aqui parte fica no note (500GB), parte fica no meu HD externo (500GB). E vai ter paciência lá longe hein! Desinstalar e instalar direto é coisa pra poucos, eu não teria paciência, haha! Abraços!

    Igor
    Mandei um e-mail pra ti. Me manda as fotos lá!

    TODOS
    Daqui a pouco estarei fazendo os posts para os vídeos e fotos. Quem tiver, me passe um e-mail para eu postar aqui no blog.

    e-mail: filipesantos.ind@gmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  73. uma dica pra todos referente aos downloads:

    quando for de sites de hospedagem de arquivo (tipo rapidshare, megaupload e etc) usem o JDownloader. Permite pausar e continuar depois, fazer fila de downloads e etc. Testem que ele é bem legal pra quando não rolar número de seeds suficientes em torrent.

    ResponderExcluir
  74. Dreamachine

    o JDownloader é muito bom mesmo, ótima ferramenta de download q eu usava direto na minha época de Windows, até tem pra MAC mas comigo ele ta dando muito erro e até desistí... apelei mesmo pelo torrent q é só esquecer ele baixando e fazer outras coisas mas fica a dica mesmo pra quem quiser testar!!

    Filipe... vou ver o lance do vídeo sim e obrigado por postar o meu material...

    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  75. ...troquei o link pela música finalizada Filipe!

    http://www.youtube.com/watch?v=4GwySxx0BVE

    ResponderExcluir
  76. ae garoto.... vc disse que seu modulo é um EDRUM... então... to querendo fazer um mas to com medo de fazer titica... vc disse ter pago 200,00 no seu....com certeza deve esta mais caro, as se vc puder passar o contato da pessoa que vc comprou, eu agradeço!!!!

    obs.; baixei todos os seus videos da batera e estou construindo uma pra mim tb... só que de Metalon!!! cara, seu pai é uma figura!!! quero ser assim pro meu filho tb!!! grande abraço pra ele e pra vc tb!!!

    ResponderExcluir
  77. py4et
    Fala mano! Eu a princípio eu ia pedir para alguém fazer um módulo edrum pra mim, mas acabou não vingando. Tive que comprar um outro, e acabei achando um GM-PRO da Staff Drum lá nos classificados do site "batera". Sempre surge umas coisas interessantes por lá, dá uma olhada!

    Muito obrigado por estar acompanhando este projeto! Meu pai é uma figura mesmo, rs! Um modelo de um grande amigo e companheiro. Me espelho sempre nele! Boa sorte no teu projeto, e precisando, estamos por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  78. Valew a dica felipe!!!
    vou ficar de olho em algum por lá!!! e tomando coragem pra ver se faço um EDRUM.

    minha batera tá aqui:
    http://ebatuque.com.br/mostre-seu-kit/comecando-um-kit-do-zero-by-py4-et-t4616.html

    abraço
    Roger Mello
    São Lourenço-MG

    ResponderExcluir
  79. py4et
    Maneiríssimo teu projeto cara! Muito bom mesmo! Vou acompanhar teu tópico, e quando der um tempinho, vou postar suas fotos por aqui, tá ficando bem bacana. Abraços!

    ResponderExcluir
  80. Blz mano... to gostando tb... só faltou um pouco mais de capricho da minha parte... eu quero acabar logo e vou deixando alguns acabamentos de lado....
    to negociando um modulo Roland com um cara de maringá, to um pouco com medo, mas o cara parece ser gente boa.. (ele toca musica gospel tb).
    assim que terminar o trem aqui te aviso.

    ResponderExcluir
  81. Cara, fiz um pedal hi-hat para minha bateria que estou fabricando e gostaria de caber como eu faço para configurar o pedal no módulo alesis D4. você poderia me explicar?

    ResponderExcluir
  82. Chêco
    Bom, não tem muito segredo, basta colocar o cabo p10/p10 no controlador e na entrada de controlador de hi-hat do módulo. Aí um cabo p10/p10 em um pad e na entrada de hihat do módulo. Abraços!

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Filipe, conseguir "configurar", mais quando eu piso no controlador ele sai o som como seu eu estivesse batendo no pad. existe a possibilidade de cancelar esse som sem que altere a função do controlador?

    ResponderExcluir
  85. Checo
    O funcionamento é para ser assim mesmo, é como se vc estivesse pisando na máquina de chimbal com ele entre aberto sabe, os pratos se encostam e é emitido o som do hh executado com o pé, diferente do som do chimbal fechado tocando no pad. Não sei se tem como configurar para que não seja emitido o som do hh com o pé, acredito que não...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  86. Cara, conseguir configurar, mexi tanto que acabei descobrindo. vlw pela dica.

    ResponderExcluir
  87. Chêco
    Legal mano! E vc se lembra qual foi a configuração que foi feita? Valeu!

    ResponderExcluir
  88. lembro sim, apenas acionei o botão "NOTE CHASE" e coloquei o volume no mínimo.

    ResponderExcluir
  89. Cara, o que eu poderia utilizar como captador de som para os pad's? o que eu estou utilizando está muito sensível e não consigo regular. você tem telefone?

    ResponderExcluir
  90. Hmm, captador de som para os pads? Não saquei o que está pretendendo fazer...

    ResponderExcluir
  91. é simples, os captadores de sinais enviados para o módulo. eu gostaria de saber o que você utiliza, pois os meus são muito sensíveis.

    ResponderExcluir
  92. Chêco
    Ah sim, os piezos. Bom, uso piezoelétricos comuns, eles que captam e mandam o sinal para o módulo. Comprei na loja Milcomp, o preço é bem em conta. Fiquei um tanto curioso, você usa piezos ou outra coisa para captar os sinais?

    O lance da sensibilidade pode ser configurado no próprio módulo...

    ResponderExcluir
  93. cara, é exatamente o que eu utilizo como captadores de sinais. me informe aí sobre as ligações... o positivo do piezo é o interno ou externo?

    ResponderExcluir
  94. Chêco
    Putz, não me lembro agora qual fio vai aonde. Dá uma olhada no vídeo na qual eu e meu pai fazemos os pads, lá mostra certinho.

    ResponderExcluir
  95. Filipe,

    eu utilizei o do centro como positivo em todos os pads, mais teve um dos pads que situasse do lado direito que estava saindo o som junto com o contra surdo que fica do lado oposto da bateria.não conseguir entender o que aconteceu, pos isso estou perguntando sobre essa ligação.

    ResponderExcluir
  96. Chêco
    Acredito que seja alguma coisa na configuração do módulo viu... possivelmente o contra-surdo esteja configurado no módulo para estar bem sensível (threshold), o que acaba ocorrendo esse disparo falso em qualquer vibração. Dá uma olhada, talvez seja isso!

    ResponderExcluir
  97. Você tem celular tim para agente trocar algumas idéias referente...

    ResponderExcluir
  98. Cara, até poderia te passar, mas meu horário é complicado... =\

    ResponderExcluir
  99. Cara, eu vou dar uma filmada na minha batera e gravar o áudio individual e vou postar para que você veja.

    ResponderExcluir
  100. Cara showwwwwwwwwwwwwww de bola....fico massa mesmo..me add no msn cara, pq to querendo construir uma..pq to querendo aprender a tocar, ai vou construir a minha em ksa..rsrs warseik@hot, Watson Costa Santos de Alta Floresta, MT......qualquer coisa acha eu la no face..sussa

    ResponderExcluir
  101. Watson
    Valeu mano! Se tiver dúvidas, vai postando por aqui, terei o prazer em te ajudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  102. E ai Felipe blz?
    Comentei no teu canal do youtube, mas não sei se vc viu, dai estou comentando aqui também, ficou muito show teu projeto.
    Seguinte amigo comprei um modulo Usb da Alesis, tenho uma bateria acustica, e quero por os Piezos nessa batera pra gravar o som midi, quero Triggar essa batera, mas não sei como seria a ligação no modulo, no pc, pra reconhecer no Nuendo. O que eu preciso Além dos Piezos?
    Tenho uma interface Presonus Audio Box.

    ResponderExcluir
  103. Arnaldo Alves
    Opa, obrigado mano!
    Então, depois de triggar as peças (fiz um vídeo mostrando como soldar os piezos, dá pra ter uma base ali, inclusive tem um vídeo do Mauro Morenno explicando como ele triggou uma peça dele), basta espetar os cabos no módulo, cada pad em sua respectiva entrada no módulo.

    Através de um cabo midi/usb (ou cabo usb, dependendo do módulo) é que vai ser feita a comunicação do módulo ao computador. Aí todo o resto deve ser feito em programa multipista (Sonar, Cubase, Reaper): abrir um projeto, configurar o multipista para se comunicar com o PC, aplicar o VST, e comunicar o VST ao cabo midi/usb.

    É um tanto complicado explicar tudo isso, por isso pretendo fazer um vídeo mostrando bem certinho como fazer toda essa configuração. Eu fiz um vídeo de apresentação (vídeo 10) mostrando a bateria, lá dá para ter uma pequena noção. Abraços!

    ResponderExcluir
  104. Opa!! vlw man vou olhar esses videos,
    obrigado pela força.
    O problema é que tu tem video pra cacete rsrs
    Se podesse falar qual é seria mais fácil, os videos são grandes, se possível manda os links

    ResponderExcluir
  105. Arnaldo Alves
    Mano, os videos não são tão longos assim... Dá pra saber no título dos vídeos do assunto que estou tratando.

    Deixa um pouco a preguiça de lado e dá-lhe olhar, com calma e sem pressa maninho! Quando eu fui pequisar para fazer minha bateria, fui caçando informações por SEMANAS, as vezes varando a noite estudando o assunto. Agora compilei todo o resultado das minhas pesquisas aqui no blog com os posts e os vídeos. Tá mais na mão que nunca, rs. ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  106. felipe,primeiramente, muito bom o trabalho!!

    Fiquei muito empolgado pelo seu trabalho e decidi fazer um conjunto de pedais para toca violão e assim, acompanhamentos de bateria eletrônica com o pè.
    fiz uma adaptação com um grampeador.
    A minha duvida é como colocar os piezos.Qual a especificação para a compra.Vou tirar uma foto e te mandar ok:
    tem algum email que eu posaa te mandar as fotos:
    grato

    ResponderExcluir
  107. norberto
    Valeu brother, obrigado por ter acompanhado! Acompanhamentos de bateria com o pé? Deixa eu ver se eu entendi, vc vai dispor uns "pads" no chão com sons de peças de bateria ou vai dar um start/stop em um groove de bateria?

    Se for peças de bateria no chão, tem que ser ninja pra tocar violão e fazer o groove hein, rs. Queria ver as fotos hein! Me manda pra filipesantos.ind [arroba] gmail.com. Abraços!

    ResponderExcluir
  108. ae FILIPE blz ,, pow cara me tira uma duvida ae ,,pow eu comprei um modulo gm-6 da staff drum na mao de um camarada ,, e comprei o cabo mide-usb tmb ,, ae eu conectei todos os pads e cAbos no modulo e naum sai som ,, eu abrir o ez drummer ,, e o addictive drum , mais naum sai som nenhum ,, me explica ae ,, serar q eu tenho que configurar o addictive drum e ez drummer primeiro ,, ou so é plugar e tocar ,OU EU TENHO Q CONFIGURARO MODULO ,, E SE FOR O MODULO ME AJUDA AE ,, COMO É Q SE CONFIGURA ISSO VLW ATE MAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certo?
      Então cara, pelo o que você disse, pode ser questão de configuração mesmo. Eu estou pra fazer um vídeo muito em breve tratando dessa questão, que é configurar a bateria com o addictive drums e o ezdrummer. Acredito que o vídeo vai te dar uma mão na configuração. Abraços!

      Excluir
  109. Boa tarde irmão!
    Gostaria de saber se o pedal funcionaria com projeto de bateria eletronica com arduino.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  110. esse hi-hat foi feito para o Alesis DM5?
    mande a resposta para meu Email jp-video1@hotmail.com ou zap (74)999650455 blz

    ResponderExcluir
  111. esse hi-hat foi feito para o Alesis DM5?
    mande a resposta para meu Email jp-video1@hotmail.com ou zap (74)999650455 blz

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog