HomemadeDrums

Processo de colagem dos pads

E aí pessoal!

Semana passada fizemos testes de colagem a fim de verificar a melhor maneira de fixar as placas de borracha (bardana de caminhão) nas chapas de HDF. O primeiro teste foi pegar aquele pedaço de madeira (não era HDF) que estava simulando uma cúpula do pad (mostrado no vídeo que fizemos aqui em casa) e colar a tira de borracha com Brascoplast. O resultado não foi satisfatório. A tira de borracha não aderiu à madeira, e se desprendeu com facilidade.

Depois fizemos o teste de colagem na própria chapa de HDF só que com Cascola, que promete colar bastante coisa. O pad foi prensado entre tábuas com uma morsa de bancada e dois sargentos, e ficou assim por umas 5 horas. Apesar da cola ainda estar um pouco fresca quando retiramos o pad da prensa, verificamos que o resultado foi bem melhor. A placa de borracha se prendeu muito bem à madeira. Para ficar mais firme ainda, compramos uns parafusos de perfil baixo, e colocamos 4 em cada extremidade do pad.

Já fizemos uns 7 pads neste processo (Cascola + 5 horas de prensa + parafusamento do pad). Eu estou filmando um processo de colagem e prensagem de um dos pads, e no próximo post eu coloco pra vocês.

Segue umas fotos dos testes de colagem e da prensagem:

Valeu!

8 comentários:

  1. Fala Filipe!
    Acho que saquei a parada do chimbal de vez!

    Na real o que vc precisa: de um P10 femea, os fios ligados nele e na ponta desses fios vc coloca uma chapinha de aço em casa ponta.

    Entao, o que acontece é que o módulo tem uma entrada que chama footswitch, que nada mais é que quando vc pisa no pedal, as duas chapinhas de aço encostam entao fecha o circuito do canal do chimbal (entao sai som de chimbal fechado).

    Hoje eu soldei todos os piezos (que trampo), mas preciso urgentemente de cabos P10, pq só tenho 2, ai só consigo ligar 1 no bookpad para o modulo e 1 do modulo na caixa de som!

    Voltei atrás na estrutura, pq segundo um amigo, aquele perfil de aluminio custa em torno de 25 conto o metro linear, pelos meus calculos, por baixo vai uns 4~5 metros.

    Fiz uma gambiarra que eu acho que vai ficar bom: estou usando a borrada dos mousepad como pele pros pads.
    Pelo que notei, o mousepad é macio e absorte o impacto causado pela baqueta. Testei tbm uma borracha mais dura, e como eu esperava, o som ficou bem seco.

    Amanhã vou comprar o cabo pra fazer os P10, pra sabado colar os pads logo cedo e enquanto os deixo os pads colando, vou fazendo a estrutura.

    Falando em estrutura, amanhã vou te enviar o modelo 3D da estrutura que eu fiz, caso vc goste, eu já te passo a lista dos comprimentos dos tubos que vou usar na minha.

    Outro Detalhe: os tubos devem ser tubos de água e não tubos para esgoto, pois a parede do tubo de água é bem grossa, já o de esgoto nao.

    ResponderExcluir
  2. E aí Cidão!
    Legal esse esquema do chimbal, ainda não havia entendido por completo, valeu por compartilhar!
    Eu conversei com o meu colega que manja de eletrônica sobre o circuito do chimbal, e ele disse que ele faz o circuito (que é a mesma coisa daquele esquema que tem no site edrum), porém eu teria que arrumar uma caixa pra ele. Ele me deu idéias para isso, como pedal de volume, pedal de expressão para teclado, até aqueles pedais de máquina de costura. Aí eu falei pra ele se poderia ser um esquema assim:
    http://www.soundonsound.com/sos/1995_articles/images/drumpads2.l.gif (dá uma olhada no site também, tem uns esquemas interessantes).

    Esse esquema é para bumbo, mas essa estrutura possui a mecânica de abrir e fechar. Bastaria, no lugar do piezo, colocar o circuito e voilá! Ele disse que poderia funcionar, vamos ver...

    Bom, sobre a estrutura, então acho que é PVC na cabeça né? Eu estava conversando com o meu pai a respeito da estrutura. Vimos várias vezes aquele vídeo do cara apresentando sua batera homemade do mesmo esquema que estou fazendo (madeira, borracha e espuma). Queria muito fazer daquela forma, ficou muito fera. No vídeo deu para sacar mais ou menos o esquema da estrutura, porém o mistério foi a maneira que ele fixou os pads na estrutura. Deu a entender em alguns pads que ele usou um "T" mais largo que o PVC, mas em outros pads nem imagino como ele fez... mistério...

    Valeu, estou esperando o modelo 3D, preciso de idéias! São tantas possibilidades que eu fico perdido... meu pai fez um modelinho de estrutura feita com rolinhos de jornal, e deu para ter mais ou menos a idéia do necessário para fazer a estrutura. Hoje à noite eu faço uma foto do protótipo.

    Abraços cara!

    ResponderExcluir
  3. Fotos do protótipo:
    http://imageshomemadedrums.blogspot.com/2011/01/prototipo-da-estrutura.html

    ResponderExcluir
  4. Fala Filipe!

    Como te disse no e-mail, o lance do chimbal é esse mesmo!

    Acabei de fazer aqui a seguinte gambiarra:

    Soldei o P10 Femea e os 2 fios.
    Na ponta dos fios eu soldei (acredite ou nao) duas argolas de chave!!!!!

    Saca, aquelas argolas de chaveiro? entao, uma em cada ponta...

    Ai liguei no módulo assim: o padbook no canal de chimbal, e liguei no canal footswitch esse P10 de com as duas argolas de chave.

    O Resultado é:

    quando eu deixo as duas argolas separadas e bato no padbook, sai som de chimbal aberto.

    quando eu encosto as duas argolas, automaticamente sai som de chimbal fechado (pq rola a parada de fechar o circuito e bla bla bla)

    quando separo as argolas de novo, nao sai som de nada (como se vc tivesse com o pedal pressionado e depois soltasse, é claro que nao sai som de nada)

    Por hora é só...
    A questao do pedal duplo, eu fiz o seguinte: peguei um adaptador 2P10>1P10 (entra 2 P10, sai 1 P10) liguei 2 bookpads nesse adaptador e liguei o adaptador no canal de bumbo...

    Deu certinho!

    Eu nao sei se to fazendo do jeito certo, mas estou quebrando todos os paradigmas antes de montar e testar pra ver se funciona mesmo.

    Na real, estou fazendo todos os possiveis testes, enquanto vc já foi deossando o projeto em si!

    O bom foi que aprendi com vc toda a parte que eu nao fiz ainda (pedais, pad, estrutura) e te dei as dicas da parte de testes (fio de telefone, ligação do chimbal, etc)...

    Mas é assim que tem que ser, temos que nos ajudar!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, muito bem bolado esse esquema do chimbal, parabéns! Tinha essa dúvida faz tempo, e finalmente eu entendi bem certinho como funciona esse esquema do chimbal, valeu por compartilhar!

    O esquema do bumbo você fez um cabo em "Y", não é? Isso é legal, pois assim economiza uma entrada no módulo, podendo ser usada para outra coisa.

    Estou na seguinte situação agora: estou com 12 pads prontos, feitos igual ao protótipo, naquele esquema "sanduíche" com cubos de espuma. Estão com as placas de borracha coladas na parte de cima, com os plugs P10 fêmea instalados e soldados aos piezos de 27mm. Documentei em vídeo o processo de construção dos pads em 3 partes, sendo que a primeira parte está prontinha para subir no youtube. Os outros 2 processos estão gravados, porém tenho que editar (dá-lhe trabalho, mas é divertido, hehe).

    O módulo edrum de 22 canais já está encomendado, e virá junto com o circuito controlador de chimbal. Não sei bem ao certo como funcionará esse esquema do circuito, só sei na teoria que ele vai fazer o controle de abertura e fechamento, fazendo com que seja possível extrair 3 sons diferentes: aberto, entre aberto e fechado.

    Bom, é isso aí, tomamos caminhos diferentes no projeto, mas assim foi legal, pois cada um compartilha sobre aquilo que foi feito. Você pegou o módulo e começou a fazer os testes (coisa que não tenho como fazer agora), compartilhando pra mim informações valiosas!

    E vamos à luta!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Você não vende uma bateria dessa?
    Eu tenho uma batera de Estudo aqui, seria mais facil fazer com ela ou começar do zero?

    ResponderExcluir
  7. Piih Gomes
    Não vendo não, rs, somente construímos por hobby mesmo, sem fins comerciais. Você pode perfeitamente tornar sua bateria de estudo em eletrônica. Tudo vai depender de como são os pads, e se os sensores captariam sem problemas os impactos. Aí só testando. Abraços!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog