HomemadeDrums

Planejamento dos pads

Salve galera! Antes de mais nada, feliz 2011 a todos vocês (meio atrasado, mas tudo bem)!

Bom, semana passada eu e meu pai estávamos planejando mais detalhadamente como será feita a construção dos pads, qual material usar para colocar em cima da chapa de HDF (algum material emborrachado, que desse bom rebote), como fixar na estrutura, entre outras coisas.

Então eu tive a idéia de documentar esse planejamento em vídeo, mostrando a conversa entre eu e meu pai e nossas idéias. Decidimos o material, fizemos teste de rebote, e tivemos uma idéia de como poderíamos customizar uma cúpula no pad para a condução, ou demais pratos, está tudo no vídeo. Sobre a cúpula, acho que esteticamente ficou bem feinho, mas acho que o esquema é por aí. Só teríamos que fazer de uma forma que fique mais bonito.

Foi feito na "oficina" daqui de casa (por isso a bagunça, hehe). Segue o vídeo:




Agora o próximo passo é comprar placa de borracha que colaremos em cima dos pads, espuma e cola. Faremos o "lado A" do pad, que seria uma chapa de HDF com a placa de borracha na parte de cima, e 4 cubos de espuma na parte de baixo. Deixaremos para colar o "lado B" (que seria somente a chapa de HDF) depois que colarmos os piezos devidamente soldados.

Agradeço à todos que estão comentando e entrando em contato, isso só me anima mais em prosseguir, muito obrigado!

Valeu, até a próxima!

10 comentários:

  1. E ai cara, como vai?
    Por coincidencia estava procurando no google algum material para construir uma bateria eletronica, de forum em forum acabei chegando a este blog.

    Andei pesquisando tudo antes de realmente começar sair comprando tudo, sem saber se realmente rolaria.

    Pesquisei e vi que rola sim!
    Então, estou nesse nível:
    Comprei os piezos, comprei os P10 fêmea (vi em algum lugar que precisaria de mono e estéreo vc sabe onde usa um ou onde usa outro?

    Aproveitando o post do video, no youtube eu vi algumas baterias que os caras fizeram esse pad "completo" que seria semelhante ao seu (chapa MDF + 4 cubos de espuma + chapa de MDF + borracha) e vi uns pads mais simples que seria só a chapa de MDF + borracha. Vc sabe qual a diferença entre o pad "simples" e o pad "completo"?

    Alias, pesquisei muito sobre os possiveis módulos. o que mais me agradou foi o Alexis DM 5, porem o preço é mais salgado. Vc pesquisou algum módulo?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cidao
    E aí cara, tudo blz!
    Bom, sobre os P10 mono devem ser usados para pads com 1 sensor apenas. Os P10 estéreo, o intuito deles é serem usados para pads estéreo, ou seja, para pads com 2 sensores (caixa + aro, ride + cúpula). Isso eu sei na teoria, mas eu teria que ter um módulo em mãos para poder fazer os testes.

    Bom, eu acredito que os pads simples são mais secos, enquanto o pad completo (com os cubos de espuma) são mais macios. Bom, até aí nenhuma novidade, mas acredito que o grande lance do pad completão seja simular melhor o trabalhar de uma pele de tambor. Mas em ambos os casos o rebote será praticamente o mesmo, isso se a borracha for colada direitinho na chapa de madeira.

    Sobre o módulo... ah, o polêmico módulo, hehe...
    Eu estava pesquisando e quase importei um Alesis Trigger i|O, mas deu problema com o frete, a loja aparentemente não envia pra cá. Se realmente não der certo, tenho que dar mais uma pesquisada.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Fala Filipe, tudo na paz!
    Creio então que eu vou fazer os pads do modo "simples" pois, por frescura minha eu quero fazer os pads redondos, e pra cordar uma chapa de MDF e deixa-la redonda já vai ser dificil, duplicar vai ver mais embaçado ainda.

    Eu sou de Campinas - SP, e estou querendo encomendar o módulo da Alesis mesmo, o DM5. E o melhor é que como tem uma Playtech em Campinas, eu entro no site, vejo o que eu preciso e peço pros caras aqui de Campinas encomendar com os caras de SP, ai eu só vou precisar ir na loja pra buscar (sem frete e sem riscos de dar zebra), até mesmo pq eu nao confio em comprar algumas coisas usadas, equipamentos eletronicos principalmente.

    Eu curti ainda mais o DM5 depois que eu vi esse video:
    http://www.youtube.com/watch?v=xxojcUTdgQI

    veja e depois me diga o que achou!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Inicialmente eu também pensei em fazer os pads redondos, mas com tubos de PVC, canoas, parafusos e peles mudas, mas aí ia ficar caro. Mas mudei de idéia depois que vi o vídeo que eu postei. Curti muito o visual dos pads quadrados.

    Cara, tá complicado achar um módulo bacana por um preço legal. Tem poucas opções até comprando de fora. Mas enfim, vou continuar pesquisando. Esse Alesis DM5 é altamente configurável hein, curti bastante. Mas deve estar salgado o preço dele por aqui, não?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Então, dei uma olhada no mercado livre, e esse módulo está entre 650~900 reais...

    Na PlayTech de Campinas o cara me disse que faz esse preço, no módulo novo.

    Eu pensando sériamente em comprar. Não sou baterista, na verdade eu sou baixista, mas eu sempre fui um admirador do "batuque" (sem qualquer apologia as feitiçarias) hahahahhahahha!

    Estou pensando em fazer os pads redondos, mas sem muitos detalhe.

    Estou pensando em fazer a estrutura em tubos de PVC de 2 polegadas. Alias sou projetista e estou desenhando em 3D para ver como fica (e tbm para não fazer cagadas), assim que estiver pronto, eu vou enviar ´pra vc dar uma olhada... Amanhã vou soldar os piezos nos cabos.

    Só não encontre esses P10 fêmea iguais ao seu. só encontrei aqueles para montar direto em placas de circuitos elétricos.

    ResponderExcluir
  6. O preço está convidativo hein! Cara, acho que vou mandar montar uma edrum mesmo. Ia importar um Alesis i|O, mas ia demorar muito... queria ter algo na mão logo. Vou ver se dá certo.

    Pois é cara, estamos quase na mesma, também sou fissurado no mundo das baquetas, com a diferença que sou guitarrista. =D

    Poxa, que maneiro, você é projetista! Cara, assim que fizer o desenho 3D me passe, por favor! Eu preciso de umas idéias para fazer a estrutura. Se fosse algo como aquelas estruturas da Staff Drum, ia ser interessante, pois é bem compacto.

    Eu levei sorte na compra desses P10 fêmea... por um acaso eu passei em uma loja de instrumentos (a única daqui, por incrível que pareça) e tinha esses plugs pra vender. Sorte grande!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Cara, não consegui segurar a onda e comprei o Alesis DM5!

    Pena que eu não tenho nada pronto pra pelo menos batucar no piezo!
    O que vai me obrigar a montar o quando antes!!!

    Já arrumei um ferro de solda, mas preciso saber qual fio é interessante pra soldar. Li um forum que o fio de telefone serve, maaaaaaaaaas preciso de uma segunda opinião.

    Uma dúvida que tenho é como vou fazer o chimbal (na real, o abre e fecha do chimbal). Vi um video de um cara que fez um senhora gambiarra que eu paguei um pau: o cara pegou uma caixinha de DVD, fez umas magias negras lá e sai o som do chimbal perfeitamente!

    Qual cidade voce mora? Se vc confia em comprar no mercado livre, dá uma sapeada nos DM5 que tem lá, talvez vc encontre um interessante. Só nao comprei pq sou meio bundao pra essas coisas, maaaas isso vai de cada um!

    Acho que sábado dá pra comprar as madeiras dos pads, e até lá, vou tentar soldar todos os piezos!

    hahahaha, to ficando empolgado com essa brincadeira!

    um abraço, fica na paz

    ResponderExcluir
  8. Comprou então? Poxa, realmente esse DM5 me parece um bom módulo! Caso não dê certo o esquema do edrum que eu vou pedir para montar, possivelmente eu compre um desses no ML (eu sou meio doido quanto a compras online, já fiz de tudo, até importação no eBay, hehe). Eu insisto no edrum pois ele é somente trigger-to-midi, ou seja, não tem som de kits, já que vou usar somente com VST's no computador.

    Provavelmente você viu sobre o fio de telefone no tópico que eu fiz lá no cifraclub, hehe! Cara, eu também estou meio na dúvida quanto aos fios... vamos ver.

    Sobre o chimbal, tem um esquema no site do edrum para construção de um controlador de hihat, que é um circuito dentro de um pedal, dá uma olhada: http://www.edrum.info/hihat.html

    Cara, quando chegar o módulo, caso ainda não tenha os pads prontos você pode fazer um bookpad, chegou a ver o primeiro vídeo que eu postei do cara com livros? Pega um livro com uma capa dura e cola com uma fita o sensor devidamente soldado atrás da capa, e espeta no módulo. Vai ser um excelente teste!

    Vai fundo no projeto cara, vai postando por aqui as novidades. Ah, aguardo lá o esquema da estrutura hein? =D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Good News!

    Não aguentei em ficar olhando para aquela caixa da Alesis e não poder nem sequer fazer um batuque!

    Então, cortei o fio do telefone no escritório (espero que nao tenha afetado a linha principal que está na sala) liguei no P10 femea (sem soldar) e tentei inicialmente só encostando no piezo.

    Não rolou...

    Ai, não contente de estar com tudo montado, fui e peguei o ferro de solda...

    Soldei o fio do telefone no piezo (detalhe, fiquei uns 20 min pra dar 2 pingos de solda)

    Soldei, pluguei tudo, e como eu tinha visto o video do "bookpad", imitei!

    Cara, na boa, ficou muuuuito legal!
    Fiz um video no cel, mas deixei o cabo usb no trabalho, entao nao vou conseguir enviar pra vc... me passe um e-mail para eu te enviar o video anexado.

    O meu é cidorodrigo@gmail.com

    vou tentar entender melhor esse "curto" que tem que fazer no chimbal. Tenho que comprar os pedais tbm, conversei com um amigo baterista para ele me dizer se tem algum pedal sobrando, mas ele nao tem...

    Bom, deixa eu dormir que já tá tarde demais pra fazer batuque!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Muito bom cara! O esquema de solda do piezo então é como eu imaginava, é algo bem simples. Soldou os fios, soldou o plug e tá feito o pad. Pelo o que me parece você tem as mesmas habilidades de solda que eu, haha! Ainda bem que eu estou contando com a ajuda do meu pai nesta empreitada.

    Já te enviei um e-mail, fico no aguardo do vídeo! Fique a vontade para mandar qualquer novidade por lá.

    Cara, sobre os pedais, eu comprei os meus 2 nos classificados do batera.com.br. Dá uma olhada lá, sempre pinta coisa boa. Valeu!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog