HomemadeDrums

Um pouco sobre o meu projeto

Então até aqui sabemos que, a grosso modo, os ingredientes necessários para se fazer uma bateria eletrônica caseira são: pads com piezos + módulo + VST de bateria.

Para o meu projeto, pretendo pedir para um colega meu fazer um módulo feito pelo esquema do site e-drum, módulo esse que possui 16 entradas, nas quais 15 delas posso utilizar para os pads (1 é para controlar o chimbau através de um pedal controlador). Com isso, podemos dispor os pads + piezos de diversas formas, depende do kit que se pretende ter (2 bumbos, 2 surdos, pratos, e etc).


Os piezos pretendo comprar de uma eletrônica perto de onde trabalho. Como os piezos se acham facilmente em lojas que vendem componentes eletrônicos, se tornam a parte menos problemática do projeto.

Então vamos lá, o kit que eu vou montar consiste em:

 - Chimbau: 1 piezo
 - Caixa: 2 piezos (caixa e aro)
 - Tom 1: 1 piezo
 - Tom 2: 1 piezo
 - Surdo: 1 piezo
 - Bumbos (2): 2 piezos
 - Condução: 2 piezos (corpo e cúpula)
 - Pratos de ataque (2): 4 piezos (corpo e cúpula)
 - China: 1 piezo

 Total de entradas utilizadas: 15.

Como vocês puderam ver, em alguns pads pretendo colocar 2 piezos, que é o caso da caixa, condução e pratos de ataque. Essa possibilidade é muito legal, pois oferece uma infinidade de combinações, o que torna o kit mais interessante. Inclusive alguns pads de baterias eletrônicas funcionam da mesma forma, com mais de 2 sensores em alguns casos. Não está nada 100% definido, pois as possibilidades são grandes de se customizar o kit, e isso somado ao meu jeito indeciso de ser, já viram... hehehe!

Bom, ainda quanto a colocar 2 piezos em um pad, na teoria seria somente colar os piezos e pronto. Porém terei o desafio de isolar contra vibrações o piezo que não está sendo tocado, para que não haja disparos indesejados, por exemplo, bater o pad da caixa e sair o som da caixa e do aro ao mesmo tempo. Pelo que eu falei com um conhecido não é tão difícil de fazer esse isolamento. Bom, isso vamos ver na hora da fabricação dos pads. =]

3 comentários:

Pesquisar este blog