HomemadeDrums

Sim, é possível fazer uma batera homemade!


Ao ver o vídeo do Juan no Youtube, fiquei perplexo e admirado não somente com o som que ele tirava, mas da forma que ele tirava. Sim, simplesmente batendo em livros. Como isso?

Contactando com ele via e-mail, fiquei sabendo que o que vão nos livros são os famosos piezos nas quais são feitos as soldas e são colados (creio eu) nos livros, funcionando como legítimos pads de bateria eletrônica. E que era simples de comprar e fazer a solda nos piezos, bastando ter um conhecimento básico de eletrônica, e conhecimento também de VST's e multipista.

"Do balacobaco!" - pensei. De VST's eu manjo um pouco, porém bateu a dúvida: como que eu plugaria no PC mais de 10 "pads-livros" com os piezos devidamente soldados? E outra, como eu faria configurar os sons de cada peça?

Então tentei entrar em contato novamente com o Juan, mas não sei o porque que ele não respondia mais meus e-mails. Tentei falar com ele no Youtube no próprio vídeo que ele postou, mas ele somente repetiu aquilo que ele já tinha me dito. E agora, o que eu faço?

Aí recorri ao meu querido, amado, estimado e idolatrado Forum Cifra Club (será que o Sam vai ver isso? =D), fórum esse na qual é o responsável pelos meus ataques de GAS aprendi e continuo aprendendo muito sobre guitarras, amplificadores, pedais de efeitos e, agora, bateria. Acabei criando este tópico para ver se eu conseguiria matar todas as minhas dúvidas.

Neste tópico postou um camarada que estava terminando de fazer um tal modulo handmade chamado e-drum. "Opa, então tem que ter um módulo na jogada!", logo falei comigo mesmo. Logo tratei de vasculhar a net pela enésima vez, agora para saber sobre esse módulo. A primeira parada foi no próprio site do e-drum, onde consta absolutamente tudo sobre o projeto, desde esquemas de montagem, lista de componentes, confecção dos pads, montagem do circuito controlador de chimbau, fotos de quem fez o projeto, enfim, tudo.

Vasculhando mais ainda, encontrei um tópico no fórum e-batuque de um camarada que montou esse e-drum. Por lá fiquei sabendo que a construção do módulo não é muito simples, e que exige muito conhecimento de eletrônica. Seria necessário pedir para alguém com experiência em eletrônica fazer para mim esse módulo.

E foi por aquele tópico que eu vi os 2 vídeos na qual concluí que meu projeto de bateria eletrônica caseira era totalmente possível! Um ser iluminado com o nick Iapoque do forum e-batuque fez uma bateria eletrônica caseira! Ele fez usando grades de auto-falantes + EVA como pads, plastico + EVA como pratos e um pandeiro como caixa em uma estrutura de PVC de 50mm. Instalou os piezos em tudo, e usou cabos P10-P10 para conectar os pads ao módulo dele (Staff Drum DM2). Os vídeos você pode ver aqui.

Fiquei muito empolgado vendo esses videos, deu para ver com exatidão "o que" e "como" eu teria que fazer para fazer a minha bateria eletrônica homemade, porém dúvidas ainda pairavam. Como soldar os piezos? Onde comprá-los? Como funciona um mód
ulo? Como configurar ele? Como faria para ter dois bumbos? Posso controlar o chimbau através de um pedal auxiliar?

Continua...

9 comentários:

  1. Po.. queria muito falar com vc.. me passa seu msn se tiver ou orkut alguma coisa assim... vlw/

    ResponderExcluir
  2. olá Filipe. Há 2 anos tive a brilhante idéia de construir uma bateria eletrônica mas só há 1 mês decidi colocar a mão na massa. Os testes com os pads já estão ok e agora estou cuidando do acabamento dos mesmos (busquei simplicidade de confecção, baixo custo e fino acabamento). Os primeiros testes que fiz foi com minha Casio LD80. Estou buscando uma solução para o módulo pois esse sim é o complicador da história. Poxa será que não existe uma maneira de fazer um pequeno módulo com apenas um único bom som de bateria? Estou documentando todo o processo de construção e breve postarei em algum lugar. Dessa vez irei até o fim. Parabéns pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
  3. Matheus
    Cara, podes me mandar um e-mail: filipesantos.ind arroba gmail ponto com

    biasoli
    Cara, que bacana! Fiquei curioso para saber como sua batera ficou. Gostaria de saber contigo alguns detalhes da confecção, materiais usados e etc, se você pudesse me passar, eu ficaria muito grato. Realmente o módulo é o complicador de tudo, por esse motivo tive que dar uma parada, mas pretendo fazer a minha batera ainda esse ano! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. tbm quero fazer a minha mas o problema e modulo procurei em todo canto não achei vou ver se consigo na net!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, tive que fazer algumas buscas até achar o meu módulo. Mas continua procurando que uma hora vc acha! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. vc sabe dizer o peço??????

    ResponderExcluir
  7. Um módulo com um bom custo x benefício fica na faixa de uns R$600, daí pra cima. Não foge muito disso. Abraços!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog