HomemadeDrums

O início de tudo!

Apesar de ter a guitarra como o meu primeiro instrumento, sempre manifestei um interesse grande pela bateria. Visto isso, há algum tempo atrás pensei no quão legal seria ter uma bateria em casa para brincar e treinar. Com a idéia na cabeça, fui a luta. Vasculhei trocentas páginas na net pesquisando em uma solução ideal para o meu desejo baterístico.

A primeira coisa que eu pensei foi adquirir uma bateria acústica barata. Logo que pensei nisso de cara descartei a idéia, pois uma bateria desse naipe raramente se encontra a um preço convidativo, não sei onde eu a colocaria em casa pois ocupa muito espaço e por último ela faz um barulho danado, os meus vizinhos não ficariam nada contentes, sem dúvida.

Ao dar uma vasculhada básica no Youtube, vi o vídeo do Marcos Drummer e sua incrível habilidade com a bateria de borracha que ele havia construído. Achei muito legal a força de vontade e a maneira que ele encontrou de poder praticar seu instrumento e, claro, já pensei em tentar fazer uma para mim. Pensei até em construir uma bateria mais "completa" com "objetos do lar", como panelas, latas de tinta, galões de água, latas de achocolatado e um par de colheres como baquetas, mas desanimei, hehehe.

Ainda com o vídeo do Marcos na cabeça, fui pesquisando mais um pouco e fiquei sabendo das famosas baterias praticáveis que são uma mão na roda para quem quer praticar os movimentos e técnicas sem fazer barulho. Até achei umas praticáveis muito interessantes no Mercado Livre, bem construídas e com regulagens de posicionamento dos pads e tudo. QUASE comprei uma dessas, foi por pouco, hehehe! Como essas praticáveis não vem com o pedal de bumbo junto, eu até cheguei a comprar um pedal duplo usado da Turbo! Mas me arrependi, e desfiz o negócio. Não concretizei o negócio pois eu queria algo mais que uma bateria caseira, uma que não só pudesse treinar os movimentos mas uma que tenha som de bateria de verdade! Será que seria possível?

Então pensei na possibilidade de ter uma bateria eletrônica. Solução perfeita! Uma bateria boa, você escolhe os kits que quer no módulo, faz o seu som só com um fonezinho de ouvido até altas horas da noite sem incomodar ninguém, supimpa, maravilha! Mas ao ver os preços... desanimei denovo.

"Puxa vida, será que não teria uma solução para o meu caso?" - pensou frustrado o autor desse texto.

Nas minhas horas vagas eu gosto bastante de mexer com audios midi + VST's e programas multipista. Daí eu ficava imaginando: "Se eu pudesse fazer alguma coisa para tirar o som que eu tiro aqui no meu EzDrummer...". Pesquisando nesse sentido no Youtube, assisto
este vídeo que mudou a minha vida (que exagero, hehehe). Simplesmente o Juan (cara do vídeo) bate as baquetas em livros e tira sons de bateria de verdade. COMO ISSO?

Mais que desesperadamente tratei de deixar alguns recados para ele no youtube, myspace, email, sinal de fumaça, e em espanhol (obrigado google translator) para saber que raios eram aqueles "livros mágicos" que ao baterem soavam como peças de uma bateria de verdade. E eis que ele me responde, dizendo que "tudo o que você precisa é de conhecimentos básicos de eletrônica e um software que suporte VST's" e que "o que vão nos livros são triggers de bateria que ele mesmo construiu". Ainda falando com ele, descobri que os triggers são dinâmicos, ou seja, ao bater neles forte, o som sai forte, e vice-versa.

"Muito bem, saí do zero!" - pensou mais uma vez este nobre que vos fala. Mas ok, eu instalo esses piezos nos livros e faço as soldas. Mas e agora? Como eu faço para espetar 10 livros com sensores no PC, e como eu faço para que cada livro soe uma peça que eu queira?

Continua...

4 comentários:

  1. to acompanhando pelo cifraclub eim... Quero ver ela pronta cara. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Regis! Dei uma parada, mas quero tocar o barco adiante ainda esse ano. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Cara vae com tudo no projeto, eu tb to querendo uma batera assim. Tamo junto, vou add o blog nos favoritos e vir aki sempre.
    até +

    ResponderExcluir
  4. Fala google mil! Valeu a força! Vou tocar o barco com tudo daqui em diante. Abraços!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog