HomemadeDrums

[HD 2.0] 8- Construção do suporte do módulo

Olá pessoal!

E vamos para mais um vídeo da nossa saga. Nesse 8º vídeo vamos mostrar como que fizemos a construção do suporte para o módulo, um pequeno case para que o módulo fique bem acondicionado, e na qual possa ser fixado à estrutura.

Para a confecção deste suporte, utilizamos um quadro branco para anotações que estava sem uso lá em casa. Ele tem a espessura de 1 cm, e serviu muito bem para fazermos o case. Após serem feitas as medições, foram cortados 2 pedaços de 44x13cm. E com a sobra dos cortes (5 cm) foram feitas as laterais. Os pedaços foram recortados com a serra circular.

O suporte foi feito sem a parte da frente (para acessar facilmente os parâmetros do módulo) e sem o fundo (para que os cabos possam ser conectados tranquilamente). Porém para que o módulo não escape do suporte, foi adicionado um pedaço pequeno de madeira na parte de trás, no comprimento do case e com 1 cm de altura. Desse jeito, o módulo ficou muito bem acondicionado, sem atrapalhar qualquer conexão na parte de trás ou os botões na parte da frente.

O case ficou no tamanho de 44x13cm, e ficou muito bom, pois o módulo não ficou muito justo e nem muito solto.

No meio do caminho tivemos a idéia de fazer os detalhes na parte da frente com pedaços de trilhos de boxe de banheiro. Meu pai tinha guardado esses pedaços de trilho e foi recortando e alargando os pedaços, de modo que fossem fixados na parte da frente do case, como uma espécie de moldura. Alguns cortes foram feitos com ângulos específicos, para que as peças se encaixassem perfeitamente, como foi detalhado no vídeo. O case ficou com um acabamento muito legal!   


   


   


O próximo passo vai ser mostrar como foi fixado o módulo na estrutura. E nesse mesmo vídeo vamos mostrar uma alteração que fizemos na estrutura. As hastes laterais ficaram muito longas, então recortamos um pedaço e recolamos os pés da lateral. O resultado ficou muito decente! Mas isso fica pra próxima.

Vídeo:


Fotos:

Abraços!

[HD 2.0] 7- Fixação dos pratos

Saudações pessoal!

Conforme prometido, tá no ar o 7º vídeo da série, tratando da fixação dos pratos. Agora com os pandeiros e pratos fixados, a bateria já criou forma! Ficou muito bonita, muito melhor do que eu imaginava.

Para a fixação dos pratos foi utilizado:

- 3 parafusos em barras de 1,5m;
- 6 abraçadeiras com fixação em cunha;
- 2m de espuma para tubo de ar condicionado;
- porcas com nylon travante e arruelas.

A base dos pratos é composta por um pedaço de parafuso em barra com a abraçadeira na ponta, presa pelas porcas com nylon. Essa parte é presa na estrutura através da cunha fixadora. Na parte da estrutura onde irá a abraçadeira colocamos fita isolante para a fixação ficar mais justa.

Na outra ponta vai uma porca na qual será a base do prato. A espuma do ar condicionado ficou como acabamento. Após a espuma o prato é colocado, adicionando uma arruela e uma porca para terminar a fixação.

IMPORTANTE: Na fixação dos pratos sempre colocar um EVA na parte de cima e na parte de baixo do prato, para que não haja avarias no prato com os impactos da baqueta.






No próximo vídeo vamos mostrar como fizemos para fixar o módulo à estrutura. Vamos ligar todo o cabeamento e finalmente fazer um som com a bateria. \o/

Vamos também dar uma alterada na estrutura tornando as hastes laterais um pouco menores, o que ficou mais compacta e muito mais bonita. Após isso, vou compartilhar as medições da estrutura.

Vídeo:



Fotos:

Até mais!

[HD 2.0] 6 - Fixação dos pads

Fala galera!

Mais um vídeo saindo do processo de construção da nossa bateria homemade 2.0. Desta vez o vídeo mostra o processo de fixação dos pads.

Fizemos uso do mesmo método de fixação do nosso primeiro projeto, que foi através de abraçadeiras de metal, próprios para tubulação. Utilizamos um para cada pad, com exceção da caixa que foram duas, e de tamanho maior por conta da angulação que foi necessária fazer. As abraçadeiras envolvem o cano de PVC e são presas nos cross members dos pads (travessas dos piezos).

Foram utilizados parafusos de forro de PVC, na qual possui a cabeça mais larga, não precisando fazer uso de arruelas para a fixação.

Eu iria colocar a fixação dos pratos juntamente com esse vídeo, mas o vídeo ficaria muito extenso e cansativo. Então resolvi dividir, e logo mais eu posto o vídeo da fixação dos pratos, onde que, aí sim, a bateria finalmente cria a forma definitiva.










Vídeo:


Galeria de fotos:


Até mais!

[HD 2.0] - Solução para os pratos

Olá pessoal!

Nesse projeto 2.0 eu foquei principalmente em buscar alternativas para fazer uma bateria eletrônica caseira mais elegante e bonita, parecida o mais próximo possível com baterias eletrônicas comerciais. Visto isso, optei por utilizar pandeiros para fazer os pads (construção dos pads) e canos mais finos de 40mm (construção da estrutura). E com os pratos não seria diferente, queria uma coisa legal, bonita e resistente.

Tentei achar uma solução para fazer pratos parecidos com os convencionais mesmo, inclusive achei uns tutoriais interessantes de como fazer os pratos com acrílico amolecido por calor e moldado com base em pratos convencionais de bateria acústica. Porém me decidi buscar uma solução terceirizada para isso.

Dando uma olhada no grupo do face de construção de baterias caseiras eu conheci o Epetino Sora, um cara que faz pratos com plástico PS, de alta resistência. São pratos que são construídos com moldes em pratos de verdade, inclusive com a mesma furação. Meus pratos:




Como nesse projeto eu resolvi fazer uma bateria caseira com 3 tons 6 pratos (contando com o hi-hat), eu fiz a encomenda de 6 pratos com ele:

 - 1 de 8" (splash);
 - 2 de 10" (hi-hat e china);
 - 2 de 12" (2 ataques)
 - 1 de 14" (ride)

Os pratos vieram triggados com o piezo e um plug P10 fêmea, com cerca de 40cm de cabo para conexão. Eu pedi um ride dual zone, então o de 14" onde há um sensor no meio do prato e uma espécie de "miolo" onde vai outro piezo por baixo (cúpula).

São pratos muito bonitos e resistentes, muito show de bola!

Então é isso, em breve estarei editando e postando o vídeo da fixação dos pads e pratos, momento na qual a bateria finalmente ganhará uma cara definitiva.

Até lá!

[HD 2.0] 5- Construção da estrutura

Daí pessoal!

Partimos agora para a construção da estrutura. A idéia era a de fazer uma estrutura articulada, na qual fosse possível transportar a estrutura de um cômodo para outro com mais facilidade, o que era um tanto inviável com a bateria do primeiro projeto.

A articulação será em três pontos: os dois braços laterais e o cano onde vai a caixa. Em vez de canos de 50mm, utilizamos canos de 40mm, que dá um visual mais legal. Para nos basearmos, pegamos da internet o modelo de estrutura da Alesis DM8 (link da imagem). E como não tínhamos as medidas do rack citado, nós fomos mensurando no sentimento, pegando os pads, comparando com a estrutura do primeiro projeto e o resultado ficou muito bom, pela simplicidade e pela eficiência.

Fizemos em um tempo muito menor desta vez, por conta da facilidade do desenho do rack. Somente os braços laterais ficaram um pouco compridos, porém no acabamento da estrutura e fixação dos pads nós demos um jeito nisso, e o resultado ficou espetacular! Mostraremos isso no próximo vídeo.

Itens utilizados na estrutura (tudo de 40mm):
2 barras de cano;
9 T's;
4 caps.

No grupo de discussão de baterias eletrônicas caseiras no face (link) eu encontrei uma boa solução terceirizada para os pratos, que vou anunciar em breve para vocês.


















Segue o vídeo:


Galeria de imagens:
Até a próxima!

[HD 2.0] Teste dos pads

E ai pessoal.

Enquanto eu editava os vídeos da construção da estrutura (ela já está pronta, e ficou supimpa), eu vi que gravei um vídeo fazendo um teste dos pads após a colocação da tela de nylon.

Segue o vídeo:


Próximo passo é terminar de editar e postar o vídeo da construção da estrutura. Até lá!

[HD 2.0] 4- Reforma dos pads + pad dual zone

Saudações galera!

Mais uma vez entramos em ação, desta vez reformando os pads. Trocamos a tela de "nylon" por uma tela usada para fazer sacolas de mercado ou de feira. Após um teste inicial com uma sacola que tínhamos, consegui encomendar o material (rolo de tela) com uma mulher que faz sacolas de feira de nylon. Fizemos da mesma forma, cortamos pedaços duplos e costuramos de forma entrelaçada, e o resultado ficou surpreendente. Muito robusta e forte, e a dinâmica ficou excelente, sem contar que deu um visual bem legal para os pads.

Rolo de tela de nylon para 5 sacolas Sicilia - 41 x 48cm
Contato sacolas: https://www.facebook.com/pages/Sacola-de-Feira-em-Nylon-Sacola-listradinhatipo-cadeira-de-praia/551713464865997


Aproveitamos que um pad deu problema (soltou uma das soldas do piezo) e aproveitamos para fazer o pad dual zone para a caixa. Foi um processo um tanto árduo, pois seguimos um diagrama que não deu certo (padrão Roland), o cabo estéreo improvisado estava com mal contato, soldagem do lado errado do plug P10 e por aí vai. Ficamos uma tarde inteira de domingo para conseguirmos ajeitar esse pad, e deu certo! Um salve para o Mauro Morenno que ajudou muito com o vídeo que ele postou sobre como ele fez o pad dual zone dele. Foi bater o olho no vídeo dele e nos esclareceu muita coisa que precisávamos saber. Valeu Mauro Morenno!

Vídeo Mauro Morenno: http://www.youtube.com/watch?v=wLfB0FOWFpY

Também fizemos uma haste de metal para fazer o aro do pad da caixa. Foi uma ótima solução encontrada em porta toalhas de banheiro que meu pai tinha jogado lá nas coisas dele. A resposta ficou muito boa.

Segue o vídeo:



Galeria de imagens:
https://picasaweb.google.com/117713017762290531021/HD204ReformaDosPadsPadDualZone


O próximo passo será partir para a construção da estrutura. Vamos pensar em fazer também com canos de água, porém desta vez de 40mm em vez de 50mm.

Valeu!

[HD 2.0] - Algumas compras!

E aí pessoal, tudo certo?
Neste post gostaria de compartilhar as minhas aquisições para o projeto:

 - 10m de cabo para guitarra mono (para ligações entre pad e módulo)
 - Plugs P10 estéreo e mono (Milcomp);
 - Plugs P10 estéreo de painel (Milcomp);
 - Piezos de 27mm e 35mm (Milcomp);
 - Pedal duplo Custo P-6ab (Mercado Livre).


Como eu pretendo fazer o kit com um bumbo somente, desta vez optei por pegar um pedal duplo, que apesar de barato, é muito robusto, curti muito! O restante dos itens são o básico necessário para a confecção dos pads.

Falando em pads, já fizemos a reforma deles (troca do tecido), e o resultado ficou muito bom! Mais novidades no próximo vídeo que estarei lançando em breve.


Abraços!

[HD 2.0] 3- Construção do pad [parte 2]

E aí pessoal!

Neste vídeo tratamos de tornar os pads eletrônicos, com a confecção e instalação do cross member, com o piezo e a espuma. O resultado ficou muito bom, bem melhor que os pads de madeira do primeiro projeto, porém encontramos um problema.

A tela permite um rebote excepcional, porém a tela mosquiteiro que utilizamos não apresentou a robustez que esperávamos, pois ela marcou nas pancadas mais fortes. Isso é ruim, pois para rasgar a tela é dois toques.

Encontramos uma solução bem legal para a tela, mas isso vai ficar para o próximo post/vídeo. =]







Segue o vídeo:



Galeria de imagens:
https://picasaweb.google.com/117713017762290531021/HD203ConstrucaoDosPadsParte202

Até a próxima!

[HD 2.0] 2- Construção do pad [parte 1]

Olá pessoal!

Até tentei levar o projeto dos pads feitos com baldes, porém meu pai se encantou com os pandeiros, hehe. Deixamos de lado os baldes e nos focamos nos pads feitos com pandeiro, nos baseando no blog DiyDrum, do Roger Carvalho.

Trocamos a pele dos pandeiros por uma tela mosquiteiro, e o resultado foi muito interessante! Ficou muito silenciosa, e com um excelente rebote. Compramos os pandeiros no Mercado Livre, foram 5 pandeiros da marca BNB (a mais barata).

Nosso próximo passo é tornar os pads eletrônicos (confecção e instalação do cross member, piezo, plug P10, espuma para o piezo), isso fora a estrutura em si, que vai ser mais pegada. Mais mão de obra pela frente!








Segue o vídeo:


Galeria de imagens:  https://picasaweb.google.com/117713017762290531021/HD202ConstrucaoDosPadsParte1

Até a próxima!

[HD 2.0] Mudança de planos

E aí galera!

Bom, depois de algum tempo matutando com meu pai sobre o projeto da bateria feita com baldes, percebemos o quanto o projeto do site edrums é complexo, mesmo com o detalhamento do site. Esse projeto dispenderia uma ferramentaria que não dispomos, e mandar terceirizar o serviço ficaria um tanto complicado, pois nem com os baldes nós nos acertamos.

Então pensando em uma solução melhor e mais viável, eu me lembrei que quando finalizei a construção da minha bateria caseira, o Roger Carvalho entrou em contato comigo pelo blog falando que estava fazendo o projeto dele. O Roger fez uma bateria eletrônica caseira com os pads feitos com pandeiros! Uma idéia muito boa pois, estruturalmente falando, com os pandeiros os pads estariam praticamente prontos, uma baita mão na roda.

Ele retirou as platinelas dos pandeiros, retirou a pele e colocou telas mosquiteiras e adicionou o cross member com o piezo (mais detalhes no blog dele - DiyDrum ), exatamente aquilo que estava esperando de um pad, pois para o sensor, a tela é muito melhor que a chapa de madeira do meu primeiro projeto.

Mostrei o projeto do Roger para o meu pai, e ele curtiu muito a idéia, então acredito é por aí que vou trilhar. Já comprei os pandeiros (5 no total), e vou retomar o projeto em breve como de costume, com posts, fotos e vídeos. Em breve eu faço um post falando sobre o que eu pretendo do kit.

Fica aqui meu agradecimento ao Roger Carvalho por compartilhar a idéia do projeto e responder minhas dúvidas. Mais novidades em breve!








Abraços!

Pesquisar este blog